Estudantes de Medicina da UBI
Hospital do Fundão inaugura sala de ensino

A inauguração de uma nova sala de ensino para os estudantes de Medicina da UBI esteve integrada no 50º aniversário do Hospital do Fundão.

Por Melanie Jankowskis

Os alunos do curso de Medicina da UBI têm agora um espaço de trabalho próprio no Hospital do Fundão

No âmbito da comemoração dos 50 anos do Hospital do Fundão, foi aí inaugurada na passada semana, a primeira sala de ensino direccionada aos alunos da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior.
Os alunos já frequentavam nesta unidade hospitalar aulas relacionadas com a área de Infecciologia. Porém a criação de instalações específicas só foi concretizada, durante o corrente ano. Actualmente, a sala de aulas dispõe de vários recursos didácticos que de acordo com os discentes “vão de encontro às necessidades dos alunos”, permitindo-lhes assim uma aproximação à realidade da Medicina Paliativa (Doenças Terminais).
Inaugurado a 16 de Outubro de 1955, o Hospital do Fundão sucedeu ao antigo Hospital da Misericórdia, construído em finais do séc. XIX. Em 1976, associou-se à rede oficial dos Hospitais Portugueses, tendo 23 anos depois sido integrado no CHCB, S.A.
O serviço de Cuidados Paliativos deste Hospital, futuramente com duas novas unidades de Oncologia e Infecciologia, até agora inexistentes na região, é considerado um dos melhores do País. O médico Lourenço Marques, docente na UBI em Artes da Medicina e responsável pela Unidade da Dor do Fundão, remata que este tipo de serviço é conseguido somente com a presença de uma equipa “multidisciplinar e humana”.