Os rumos do Vento
De Câmara Municipal do Fundão
Pelo segundo ano consecutivo, o Festival do Vento de Castelo Novo é o ponto de partida para a publicação de uma antologia poética. Um projecto inovador que veio trazer outros ventos e outros horizontes a um interior profundo e muitas vezes avesso a novas acções.
A aldeia histórica de Castelo Novo e toda a Serra da Gardunha servem de palco a um dos mais impressionantes festivais das línguas ibéricas. Durante vários dias, a pequena povoação do concelho do Fundão é o centro do mundo para as línguas portuguesa e espanhola. Conferências, debates, apresentações de livros ou simplesmente, declamações de poemas em ambos os dialectos são algumas das actividades que os participantes podem encontrar neste Festival do Vento.
E para contrariar de alguma forma o ditado que diz que “de Espanha nem bom vento nem bom casamento”, os responsáveis pela organização, por parte da Câmara Municipal do Fundão têm realizado uma obra notável para a conservação e projecção das línguas de Camões e de Cervantes.
Este ano, pela segunda vez consecutiva, a UBI recebeu o lançamento de um livro intitulado “Os Rumos do Vento”. Os dialectos ibéricos são apresentados por poetas que se espalham pelo mundo, desde o Iraque, passando por Angola, Venezuela e Chile, Arménia e Madagáscar, França, Equador ou Costa do Marfim, muitos são os países que servem de abrigo e de paragem a todos quantos escreveram para este livro e cujas palavras foram trazidas pelo vento até às páginas desta antologia poética.