Economia regional
Danone é uma das melhores empresas de 2004

A fábrica de iogurtes em Castelo Branco vai ser distinguida com um troféu pelo Diário de Notícias (DN) pelo facto de ter sido uma das melhores empresas de Portugal em 2004. Segundo os responsáveis da empresa estar sempre entre os melhores é uma ambição.

NC / Urbi et Orbi

A empresa tem vindo a ganhar vários prémios ao longo dos últimos anos

A Danone, sediada em Castelo Branco, é uma das dez empresas a quem este ano o DN vai entregar um troféu, reconhecendo-a como uma das melhores empresas em Portugal no ano 2004. A fábrica de iogurtes albicastrenses apenas é superada pela Petrogal, Unicer e Ferpinta.
Segundo o DN, que na passada semana publicou a sua listagem das mil melhores empresas do País, a Danone destaca-se em vários parâmetros, desde o menor endividamento, nos resultados correntes, na rentabilidade, no crescimento acumulado, nos resultados líquidos acumulados, na geração de emprego, na exportação, na produtividade e rotação do activo. Nos últimos seis anos, a fábrica de iogurtes albicastrense aparece por seis vezes no ranking das “10 mais”, um factor que terá pesado na distinção atribuída.
Para Martinho Tojo, director-geral da Danone Portugal, 2004 foi “um bom ano a nível de desenvolvimento, mas não tão bom quanto ao crescimento”, já que neste parâmetro a empresa apenas conseguiu mais sete por cento que no ano anterior, o que considera “manifestamente insuficiente”. Sobre o facto de o jornal distinguir a empresa, Martinho Tojo salienta que “estamos habitualmente entre as melhores empresas porque mantemos uma forte ambição de sermos sempre melhores e o fraco crescimento económico do Pais não nos serve de desculpa”.
Para 2005, as perspectivas de facturação situam-se nos 177,5 milhões de euros. Este ano a fábrica recebeu um investimento de seis milhões para se modernizar, uma verba que também deverá receber em 2006 para viabilizar um crescimento da capacidade de produção de 60 para 80 mil toneladas de iogurtes. “Somos essencialmente uma empresa local porque fabricamos produtos desenhados para o consumidor português e temos fornecedores portugueses” afirma Martinho Tojo.




Paulo de Oliveira: a melhor empresa covilhanense

No ranking das mil melhores empresas do DN, a presença dos distritos de Castelo Branco e Guarda é muito pequena. Apenas 11 empresas da Beira Interior aparecem mencionadas
A seguir à Danone, que apesar da distinção de que é alvo está no lugar 128, aparece em 483º lugar a Toiguarda, comércio de veículos. A melhor empresa covilhanense volta a ser a Paulo de Oliveira, que está no sítio 505. Mais cá para baixo figuram duas fábricas associadas à Multinacional Delphi: a Dura Automotive Portuguesa, no lugar 557, e a Coficab, no lugar 598, ambas localizadas na Guarda.
Em 605º lugar mais uma empresa albicastrense, a Portucel Tejo, no lugar 723 a Auto Jardim Automóveis e no 749 A Penteadora de Unhais da Serra. Em 910 está a Certar- Sociedade de Construções, no lugar 964 José Lourenço e a fechar o rol de empresas da Beira Interior, em 997º lugar, a Matos e Prata-Veículos, Máquinas e Peças.