O stand da UBI mostrou algumas das actividades do Departamento de Informática
Beiratech
Novas Tecnologias na Covilhã

O Núcleo de Estudantes de Informática da UBI (NINF) e a Associação Nacional de Industriais de Lanifícios (ANIL) promoveram um evento de quatro dias que revela que a Informática é cada vez mais para toda a gente. O sucesso do certame leva já os responsáveis a planear próximas edições.


Por Mayra Fernandes


Ao fim de três anos de tentativas, o NINF, em colaboração com a ANIL viu a ideia de realizar uma feira de informática concretizada. De 3 a 6 de Novembro o Pavilhão da ANIL recebeu cerca de 20 empresas ligadas ao ramo da informática, com o objectivo de dar a conhecer o mercado informático e as novas tecnologias.
Com o apoio da Refer Telecom, da Universidade da Beira Interior (UBI), do Departamento de Informática da UBI (DI-UBI), entre outros, em conjunto com a ANIL, foi possível aos estudantes da instituição contar com a participação de cerca de duas dezenas de expositores, “num evento que se pretende inovador, que traga nova informação onde ela dificilmente chega, já que na Beira Interior as exposições mais frequentes dirigem-se a outras áreas”, afirma Joel Carvalho, colaborador do NINF.
“Esta é uma plataforma que serve para publicitar, para informar, tanto estudantes, como não-estudantes, profissionais, técnicos, para toda a gente. Contudo, este ano por nenhuma razão especial, ela está mais orientada para profissionais” revela-nos o colaborador do NINF. O mesmo acrescenta que “para o ano pretendemos conseguir uma feira muito mais informativa e abrangente”.
Nesta mostra de âmbito aparentemente restrito, o DI-UBI pretendeu “divulgar a informática sob o ponto de vista do interesse para todos. Dar a possibilidade de toda a gente ver os trabalhos, os projectos desenvolvidos no Departamento e tentar consciencializar futuros alunos para o facto da Informática ser uma área muito interessante, como profissão e como disciplina”.
Segundo o docente Edgar Pereira, do DI-UBI, “a afluência ao stand da UBI é bastante boa e diversificada, não recebemos apenas alunos ou pessoas ligadas à instituição – o que é uma grata surpresa. As pessoas mostram interesse e não resistem à interactividade que lhes oferecemos – um jogo desenvolvido inteiramente por um aluno e que vale muito a pena experimentar.” O DI-UBI procura com este stand, não só mostrar a Informática numa perspectiva profissional, como também no papel de meio de diversão. Os jogos de computador e a possibilidade de interagir nesta feira “são atractivos bastantes convincentes, para que se deixe de ter uma ideia da informática como disciplina pura e dura”, acrescenta ainda o docente.
De entre as duas dezenas de expositores, o Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã (Parkurbis) é uma presença de grande relevo nesta feira. O responsável pela área administrativa e financeira, Barata Gomes considera a participação do Parkurbis “uma mais-valia, não só para se dar a conhecer o projecto, mas fundamentalmente para fazer conhecer as outras empresas inseridas no Parque de Ciência e Tecnologia.”
O aparecimento de empreendimentos como este na Covilhã, contribui para uma maior possibilidade de projectos de recém-licenciados da UBI, por exemplo, serem “acolhidos, materializados e potencializados”, afirma Barata Gomes. “O Parkurbis é, à semelhança do Tagus Park em Lisboa, um dos poucos parques de ciência e tecnologia de Portugal. A sua localização vem-se mostrando cada vez mais essencial e vantajosa para a região”, defende a mesma fonte. “Que haja empresas e projectos de grande sucesso” é o lema do Parkurbis, que conta com a UBI “como um dos seus parceiros mais fortes, no qual reside toda a massa criativa”.
Ainda no início da corrida, o parque tecnológico já dá mostras de ser um potencial vencedor, “é, sem dúvida alguma, um empreendimento importante, único na região e acredito que, em poucos anos, teremos aqui instaladas inúmeras empresas e postos de trabalho, que dinamizarão todo o Interior”, explica Barata Gomes.
Do lado dos patrocinadores, o NINF contou também com a Celeuma, agência de publicidade da Região Centro. Marco Loureiro, publicitário desta agência, adianta que a Celeuma “aposta na Feira de Informática porque tem um gabinete na Covilhã, que pretende atingir a região da Beira Interior”. Daí considerar “muito importante a participação nestes eventos, como forma de publicitar, dar a conhecer e saber quais as empresas que actuam na região”.
O publicitário vê a afluência ao stand como resultado da “relação entre as novas tecnologias e a publicidade, que desperta grande curiosidade do público, principalmente da camada jovem”.
Como recém-licenciado, Marco Loureiro, afirma que “se não tivesse tido contacto com as novas tecnologias enquanto aluno da UBI, não teria tido a possibilidade de trabalhar na Celeuma, pois esta é uma empresa virada para as tecnologias da informação” e numa opinião comum à maioria dos expositores, percebe-se que “a informática está presente em tudo o que fazemos e usamos”.