O Historiador


De Elizabeth Kostova

Posiciona-se já como um recordista de vendas para o próximo Natal. Nos poucos meses que está nas bancas já superou um milhão de exemplares vendidos. O mais recente livro de Elizabeth Kostova é número 1 de vendas nos Estados Unidos desde o passado mês de Junho e está no top 5 em mais de 20 países.
O sucesso deste livro que chega agora às bancas portuguesas, segundo os leitores, está na forma como a autora consegue entrar num mundo mágico que alguns consideram de máquina do tempo. O Historiador é um romance que decorre num ambiente histórico e relata o destino do homem que inspirou a lenda de Drácula. Neste thriller literário com pitadas de história de amor, a personagem principal começa por entrar numa outra dimensão quando está a limpar uns velhos livros do seu pai. Por entre um desses livros encontra um conjunto de cartas amareladas pelo tempo que têm a particularidade de começarem todas da mesma forma, com a expressão “Meu caro e desventurado sucessor”.
As cartas abrem caminho para um dos poderes mais perversos que a humanidade já conheceu e para uma busca que dura há séculos para encontrar a origem dessa perversidade e extingui-la. É uma busca da verdade sobre "Vlad, o Empalador", o governante medieval cujo bárbaro reinado esteve na base da lenda do Drácula. Gerações de historiadores arriscaram a reputação, a saúde mental e mesmo a vida para saber a verdade sobre este personagem e sobre Drácula. Agora, a jovem decide empreender por sua vez essa busca para seguir o pai numa perseguição que quase o destruiu quando ainda era um novo e entusiasta académico e a mãe ainda estava viva.