Casa-Museu dos Patudos
 
 
Alpiarça
 
Quem pensa que só nos grandes centros urbanos é possível encontrar importantes patrimónios culturais está enganado. Um bom exemplo disso é a Casa-Museu dos Patudos, em Alpiarça, onde está guardada uma das mais importantes colecções de arte privada do País. Trata-se do vasto património de José de Mascarenhas Relvas (1858 – 1929). Mobiliário, pinturas, esculturas, arte sacra, porcelanas, entre tantas outras preciosidades são apenas alguns dos objectos expostos em várias salas. Oriundo de Portugal e de outros países europeus, algum deste material que abrange várias épocas e estilos, é também proveniente de países como a China e o Japão. É ainda possível apreciar trabalhos de artistas como José Malhoa (o pintor oficial da família), Rafael Bordalo Pinheiro e Soares dos Reis, entre outros.
No Museu dos Patudos é visível a paixão de José Relvas por tudo o que de alguma forma está relacionado com a arte. A Casa-Museu é por um lado um importante espaço artístico e por outro um museu monográfico onde está representada a figura desta personalidade. Recorde-se que José Relvas foi uma figura notável da vida política e diplomática portuguesa do período da 1ª República (1910 – 1929). Foi a ele que coube, no dia 5 de Outubro de 1910, proclamar a República na varanda da Câmara Municipal de Lisboa. D estacou-se ainda como ministro, embaixador e músico. Foi um violinista notável, tendo actuado no Real Coliseu dos Recreios de Lisboa e nos animados serões culturais dos Patudos. A fortuna acumulada pela exploração agrícola, permitiu-lhe a construção da Casa dos Patudos, projectada em 1904 por Raúl Lino, iniciada em 1905 e concluída em 1909. Terminada a obra, José Relvas, talvez impulsionado pelo espírito do coleccionismo, começa a desenvolver a sua colecção de arte, aumentada e enriquecida pelas inúmeras viagens que o levam a percorrer as principais capitais europeias, nomeadamente, Madrid, Paris e Londres.
Em testamento, José Relvas deixou a Quinta dos Patudos e o seu património ao município de Alpiarça. A Câmara Municipal acabou por abrir este espaço ao público em 1960.
A Casa-Museu dos Patudos fica situada na Rua José Relvas, em Alpiarça e está aberta de terça-feira a sábado entre as 10 às 12 horas e entre as 14 às 17 horas, desde Outubro até Março. Nos restantes meses do ano encerra às 18 horas. As crianças até aos 12 anos não pagam entrada, que custa €2,5. Os reformados e portadores do Cartão-jovem têm 50% de desconto (€1,25).