Ballet no Teatro-Cine
Lago dos Cisnes encanta Covilhã

O Teatro–Cine foi o palco de uma das obras mais emblemáticas do bailado clássico mundial. A sala não esgotou por completo mas os presentes gostaram do que viram.

Por Anabela Oliveira

A Ópera Estatal de Bashkir representou uma das mais conhecidas peça deste género

Uma noite memorável foi vivida, pelas pessoas, que no passado domingo, 20 de Novembro, se deslocaram ao Teatro–Cine da Covilhã, para assistir ao espectáculo "O Lago dos Cines", pelo Ballet e Orquestra da Ópera Estatal de Bashkir.
As expectativas são altas: “ nunca vi nenhum ballet ao vivo mas como já ouvi falar muito deste, estou bastante curioso. Estou à espera de uma coisa muito boa” disse, em tom empolgado, José Almeida, estudante da UBI.
Ao longo de cerca de duas horas e meia, ninguém se atreveu a afastar os olhos do palco, por onde passaram alguns dos melhores bailarinos do mundo, formados na academia do Palácio da Música de Kiev.
A sala esteve longe de esgotar. Contudo o ambiente de sonho e ficção envolveu por completo a assistência preenchida por jovens, crianças e idosos, pois “ não há idade para sonhar”.
“O Lago dos Cisnes” é uma produção fantástica acompanhada por uma Orquestra com mais de 50 elementos e um grupo de 70 bailarinos, que através do corpo humano conseguem traduzir o movimento de um cisne.
O espectáculo dividido em três actos conta a história de uma mulher apaixonada, Odetta, presa num corpo de pássaro e de um Príncipe desesperado por amor. O Lago é território e posse de Malicious Genius, que transforma lindas raparigas em cisnes. Por fim, o amor entre Odetta e o Príncipe triunfa e as raparigas são salvas do encantamento maléfico de Malicious.
A beleza do bailado, a magia do cenário, a fantasia das roupas e a excelência da música clássica, confirmam "O Lago dos Cisnes" como um dos melhores espectáculos de Ballet de sempre.
No final, a opinião era unânime entre a plateia: "o espectáculo foi surpreendente".
Hoje, o Coliseu do Porto fecha a programação da temporada desta belíssima obra, que para além da passagem na Covilhã, esteve em cena durante três dias no Coliseu de Lisboa.
O teatro de Ópera e Ballet abriu pela primeira vez as portas ao público a 14 de Dezembro de 1938. As tournées pelos mais variados palcos do mundo foram um sucesso. Este ano foi a vez do nosso pais admirar este clássico de Tchaikovsky.