"Uma história a penas"
A viagem das crianças ao teatro

“Uma história a penas” é uma peça de teatro que se inscreve no programa do Festival de Teatro na Covilhã, com o intuito de levar as escolas com alunos maiores de seis anos para assistir aos espectáculos dirigidos às crianças. Peça esta que retrata o namoro entre uma rapariga e um rapaz, fala de ninhos de pássaros destruídos por esse mesmo rapaz e do castigo que advêm desse acto.

Por Naldina Lima

Uma peça dedicada a um público muito especial, as crianças das escolas primárias

Estreou recentemente no Teatro das Beiras uma peça da companhia Trigo Limpo/Teatro ACERT intitulada “Uma história a penas” do encenador Pompeu José, interpretado por Raquel Costa, Ruy Malheiro e Sandra Santos, a cenografia ficou a cargo de Zé Tavares e Marta Fernandes, máscaras e bonecos de Luiz Pacheco, com música de Tereza Ferreira, letras de José Rui Martins, figurinos de José Rosa e desenho de luz de Luís Viegas. Esta peça é baseada na recolha de textos das tradições portuguesas, o encenador fez uma adaptação dos textos dos livros Menina Coração de Pássaro de Luiza Dacosta e de Portugal Pequenino de Raul Brandão e de Maria Angelina.
“Uma história a penas” conta a história do namoro entre um rapaz e uma rapariga, de pássaros – andorinhas, de castigos por se terem deitado abaixo os ninhos das andorinhas e de uma caminhada para que o castigo transformado em feitiço fosse retirado, transmitida numa linguagem dos nossos avós.
Não é a primeira vez que se tome iniciativa como esta de trazer as escolas ao teatro. Segundo uma professora de uma das turmas da Escola do Rodrigo esta iniciativa têm feito parte do programa do Festival de Teatro da Covilhã, isto faz com que os alunos experimentam de perto como é a expressão dramática tanto nas peças que vão ver como naquelas que representam nas salas de aulas.