Castelo Branco recebe
Feira de Actividades Económicas

Com cerca de 150 expositores, a Fercab-2005 está à espera de mais de 50 mil visitantes. O certame vai, ainda, receber uma delegação espanhola e atribuir um galardão à empresa da região que mais se destacou no último ano.

NC / Urbi et Orbi

O Pavilhão de Exposições do Nercab vai acolher cerca de 150 expositores

A Feira de Actividades Económicas da Beira Interior decorrerá entre os dias 30 de Novembro e 4 de Dezembro, no pavilhão de exposições do Nercab – Associação Empresarial da Região de Castelo Branco.
O anúncio da realização do certame foi feito na passada semana, no decorrer de uma conferência de imprensa.
Benjamim Rafael, director do Nercab, explica que, pela qualidade de produtos e serviços em exposição e pelos visitantes que atrai, a Fercab, “tem já reservado um óptimo posicionamento no ranking das feiras nacionais”, lembrando a propósito que o certame anterior, foi visitado por 50 mil pessoas, estando presentes cerca de 150 expositores, “número de stand’s esperado para esta edição, já que se trata de um espaço por excelência para a consolidação da imagem de qualquer empresa”.
Por tal facto, o responsável pela estrutura empresarial garante estarem já confirmadas dezenas de presenças de instituições e empresas, assim como artesãos ligados aos mais diversos ramos de actividade.
A Fercab, terá também um forte carácter transfronteiriço. Para tal, vai contribuir uma visita de empresários espanhóis ao certame, no âmbito da Triurbir, que envolve para além de Castelo Branco, as cidades de Plasência e Cáceres.
Como vem sendo habitual em edições anteriores, terá lugar no dia da inauguração, a Gala Empresarial, que visa a atribuição do Galardão Empresa Notável junto do tecido empresarial da Beira Baixa. “Este galardão visa premiar e divulgar as empresas que se destacaram ao longo de 2004, e que melhor contribuíram para o desenvolvimento económico e social do distrito de Castelo Branco, bem como incentivar outras empresas a optarem por um modelo de desenvolvimento que as conduza à excelência”, anuncia Benjamim Rafael.
Neste âmbito, serão galardoadas empresas de vários sectores de actividade como a Indústria, Comércio, Construção, Turismo, Serviços, contemplando ainda algumas áreas de intervenção: qualidade, inovação, internacionalização, valorização do produto agro-alimentar tradicional, integração e solidariedade de pessoas com deficiência e conciliação entre a vida familiar e profissional.
Ainda, no dia da inauguração será publicado o Boletim Informativo intitulado INFORNERCAB especial, exclusivamente dedicado à sondagem “Pulsar da Actividade Empresarial da Beira Baixa”.
Esta sondagem tem como propósito a recolha de opiniões dos empresários da Beira Baixa, com o objectivo de as coligir num documento de análise susceptível de ser discutido e divulgado tanto a nível regional como nacional, e sobretudo para apresentação e discussão junto de membros governamentais, com responsabilidades no desenvolvimento económico e regional.
Atendendo à época natalícia que se avizinha, terá lugar no certame, o concurso “O Melhor Pinheiro de Natal”, para além de uma peça de teatro, encenada por alunos da Etepa – Escola Tecnológica e Profissional de Castelo Branco.
A grande novidade deste certame, será a realização da Feira do Livro, promovida pela Alma Azul, sendo no âmbito desta iniciativa distribuído gratuitamente o conto infantil “O Leão de Ouro”. “O livro tem estado arredado das pessoas, tornando-se importante que sejam incentivadas à leitura”, afirma o director do Nercab.