A equipa de Peso da Régua saiu vencedora deste desafio e vai agora representar Portugal em Paris
Parlamento Europeu de Jovens na UBI
Peso da Régua representa Portugal

A Escola Secundária Dr. João Araújo Correia, de Peso da Régua, vai representar Portugal na Sessão Internacional de Paris, em Março de 2006. A decisão saiu da XIV Sessão de Selecção Nacional do Parlamento Europeu dos Jovens, que decorreu na UBI, no passado fim-de-semana.


Por Nuno Fernandes


Seis escolas secundárias debateram diversos temas relacionados com a União Europeia, entre os dias 18 e 20 de Novembro, com o objectivo de estarem presentes em Paris, em Março do próximo ano, em representação de Portugal. A Escola Secundária Dr. João Araújo Correia, de Peso da Régua, conquistou esse direito de representar Portugal depois de vencer o debate o Parlamento Europeu dos Jovens.
As escolas presentes foram São Pedro do Sul, Alcains, Oliveira do Hospital, Carolina Michaelis (Porto), Abade de Baçal (Bragança) e Dr. João Araújo Correia (Peso da Régua).
Esta XIV Sessão de Selecção Nacional do Parlamento Europeu, que decorreu na Covilhã, com o apoio da UBI e da câmara municipal, foi organizada pela Associação Portuguesa do Parlamento Europeu dos Jovens (APPEJ). Ao longo dos três dias, que durou este evento, foram abordados diversos temas da política europeia, tais como: Assuntos Constitucionais; Assuntos Jurídicos; Direitos Humanos; Política Regional, Transportes e Turismo; Negócios Estrangeiros, Direitos Humanos, Segurança Comum e Política de Defesa; Cultura e Educação.
Ao longo de três dias, o anfiteatro 6.1 da UBI, foi um verdadeiro Parlamento Europeu, no qual, cada escola era uma comissão que defendia a sua moção e rebatia as moções das outras escolas, ora atacando os pontos que consideravam fracos, ora apresentando soluções mais credíveis, mas sempre com a maior correcção. As apresentações de moções e o debate eram sempre efectuados em duas línguas, ou em francês ou em inglês.
Todas as conclusões deste parlamento são enviadas para o Parlamento Europeu. Embora estas conclusões não tenham um parecer vinculativo, tem um parecer consultivo, já que é importante saber o que os jovens europeus pensam.
Uma das participantes nesta XIV Sessão foi Maria, aluna de Peso da Régua, que referiu ao Urbi que este género de actividades "ajudam-nos a conhecer a União Europeia (UE)", mas o mais importante é o "convívio entre alunos". Também Olinda Oliveira docente da Escola Secundária Abade de Baçal, Bragança, defende que "este contacto é um enriquecimento", já que "ajuda os alunos a terem uma visão da Europa".
A escola vencedora apresentou uma moção subordinada ao tema da Constituição Europeia. Esta preparação "foi bastante trabalhosa e difícil" conforme foi referido ao Urbi por Maria "devido à carga horária pesada que temos, e ao pouco tempo de preparação", reitera. Depois da primeira sessão da Assembleia-geral, no qual foi apresentada a primeira moção, esta aluna de Peso da Régua, sublinhou que "não estávamos bem ambientados a este género de intervenções", porém "conseguimos uma boa prestação" apesar do início ter sido difícil.
As apresentações das diversas moções continuaram ao longo do dia de sábado e no domingo de manhã sempre com uma sessão "muito participativa" conforme sublinhou o presidente da mesa, Hélder Medeiros, defendendo mesmo que "hoje cada vez mais as pessoas pensam na política de forma inconsciente". Porém o momento da decisão foi difícil, conforme disse Hélder Medeiros, porque as escolas foram muito boas.
A instituição vencedora foi a Escola Secundária Dr. João Araújo Correia. Maria momentos depois de saber o resultado referiu ao Urbi que o sabor da vitória é "fantástico" já que quer ela, quer os seus colegas não estavam à espera, sendo a vitória "uma grande surpresa". Quando questionada sobre a moção da escola de Peso da Régua, referiu que "foi bom a apresentação ter decorrido no segundo dia", porque isso permitiu aos alunos "perceber" como é que a Assembleia-geral funcionava.



Boa prestação das escolas

Durante dois dias a Covilhã recebeu cerca de 150 alunos das várias escolas participantes no evento

Hélder Medeiros e Aduzinda Cruz, promotores do evento, são unânimes ao referirem o sucesso desta XIV Sessão de Selecção Nacional do Parlamento Europeu dos Jovens, que decorreu na cidade da Covilhã, nas instalações da UBI. Hélder Medeiros, presidente da mesa da Assembleia-geral, destacou na sessão solene, que decorreu no salão nobre da Câmara Municipal da Covilhã, que é "cada vez mais um estímulo" participar nestes eventos.
Para o representante, esta assembleia e a sessão foram "muito participadas", embora tenha ressalvado que "não houve um certo entusiasmo, próprio daquelas intervenções vorazes" a que outras sessões o habituaram, porém a nota de equilíbrio entre as diversas escolas secundárias deste encontro “é bastante importante”.
Para Hélder Medeiros, o balanço foi "muito positivo" e a nível pessoal as expectativas foram superadas. Quando questionado sobre a representação portuguesa em Paris, em Março de 2006, destacou a "autonomia" que Peso da Régua demonstrou, já que na "cidade luz", cada elemento da delegação de Portugal vai debater sozinho contra alunos de outros países, sendo o modo de funcionamento oposto ao que ocorreu em Portugal, em que as delegações trabalhavam em conjunto.
Essa autonomia que é destacada é uma mais valia no entender de Hélder Medeiros, permitindo que Portugal vá ser "muito bem representado".
Já para Aduzinda Cruz, vice-presidente da APPEJ, esta XIV Sessão "correu muito bem", quer em termos organizativos, quer em termos de debate, permitindo também ver que actualmente a juventude portuguesa "já se reconhece como europeísta". Porém destacou a dificuldade da avaliação, já que é "extremamente difícil" avaliar. Apesar da dificuldade da avaliação, Aduzinda Cruz, defende que Peso da Régua tem todas as "potencialidades para fazer uma boa representação".