Compilação de memórias
Campos Costa lança livro na UBI

“Cancioneiro do Portugal do Além-Mar” é o título do livro editado pelo maestro Manuel Campos Costa. Uma obra composta por canções provenientes, na sua maioria, de antigas colónias portuguesas. Esta recolha resultou da experiência pessoal por regiões do Padre Mateus das Neves, antigo mestre no Orfeão da Covilhã.

Por Andresa Olímpio

O maestro reuniu algumas memórias e canções no seu mais recente livro

Segundo o maestro Campos Costa “este livro é uma compilação de canções inéditas pois, no nosso País, ninguém até hoje divulgou estas canções em canto coral ou em qualquer outra forma”, com excepção de “Manoé” cantada em alguns liceus há cerca de 40 anos atrás.
“Estas canções precisavam de ser impressas a fim de não se perderem no tempo pois são um reflexo do portuguesismo das antigas colónias do ultramar que ainda conservam tradições portuguesas”, segundo as palavras do autor.
A apresentação desta obra foi feita por Maria Filomena Gomes, amiga de longa data do maestro, que elogiou a iniciativa deste em editar um livro com canções que manifestam as vivências ocorridas em algumas colónias portuguesas, e que contribuem para o engrandecimento da Covilhã e de Portugal. Para Maria Filomena o trabalho desempenhado pelo Padre Mateus das Neves “contribuiu para um maior conhecimento da vida, costumes e tradições desses povos, proporcionou novos dados aos especialistas e contribuiu para que permanecem memórias que só a tradição oral perpétua”.
O lançamento do livro teve lugar na UBI, no anfiteatro 8.1, na passada quinta-feira pelas 17 horas. Estiveram presentes a Vice Reitora da Academia Sénior da Covilhã, Maria José Abrantes, José Barata Gomes, presidente do Orfeão da Covilhã e Correia Pinheiro, administrador da UBI, em representação do Reitor da Universidade da Beira Interior que por motivos profissionais não pode comparecer. Correia Pinheiro iniciou a cerimónia felicitando Manuel Campos Costa pela sua carreira de maestro, professor de música, compositor e editor de livros. Para Correia Pinheiro o cancioneiro “correria risco de cair no esquecimento e nunca ficar conhecido”. A cerimónia contou com a participação do Coro da Academia Sénior da Covilhã, da qual Manuel Campos Costa é maestro. O coro interpretou algumas canções do livro do maestro, proporcionando um ambiente agradável e alegre. A edição do livro foi apoiada pelo Governo Civil de Castelo Branco.