Apresentação de projecto
O caso SMART

Inovação e tecnologia da SMART foram os pontos dominantes da palestra que contou com a participação da Mercedes Portugal.

Por Rafael Gomes

Uma iniciativa que serviu para demonstrar as potencialidades do conhecido automóvel SMART

O conceito Smart foi o tema central da palestra apresentada na Universidade da Beira Interior, na passada quarta-feira, 16 de Novembro.
Organizada em simultâneo pelo departamento de Engenharia Electromecânica da Universidade da Beira Interior, pela FINICLASS (Guarda e Viseu) e pela Mercedes Portugal, a palestra, intitulada de "SMART – A história, o produto e a tecnologia", prolongou-se durante duas horas e foi dirigida e mediada por dois especialistas da Mercedes Portugal. Joaquim Capelo e Luís Montez, ambos engenheiros na marca germânica que satisfizeram a curiosidade de uma plateia essencialmente constituída por alunos de Engenharia Electromecânica presente na sala 8.1 do Edifício das Engenharias.
Por sua vez, a abordagem temática foi principalmente direccionada na nova tecnologia automóvel, imagem de marca da SMART, incidindo assim em conceitos inovadores como, por exemplo, o do microcar citadino, os sistemas de segurança (activo e passivo) ou ainda a obtenção de motores menos poluentes (os menos poluentes do mercado). O alcance de um novo tipo de cliente/alvo foi mais um dos temas fortes da palestra.