A filarmónica é já um dos símbolos da freguesia desta freguesia da Covilhã
Cortes do Meio
Filarmónica Cortense
comemora 106º aniversário

A Filarmónica Recreativa Cortense assinalou no passado dia 20 de Novembro, 106 anos de vida. A festa foi marcada pelo almoço convívio que contou com cerca de cem participantes.


Por Sandra Viegas


A Filarmónica Recreativa Cortense comerou o seu 106º aniversário no passado dia 20 de Novembro, com a realização de uma missa dominical e com um almoço convívio que teve lugar no salão do Grupo Desportivo de Cortes.
As celebrações tiveram início com a famosa alvorada, à qual se seguiu a missa dominical, organizada e cantada pelos elementos da filarmónica. O almoço convívio foi o ponto mais alto das comemorações e contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas. Esteve presente Miguel Nascimento, delegado regional do Instituto Português da Juventude, Armando Serra dos Reis, presidente da ADERES, Paulo Rodrigues, presidente de Junta de Freguesia de Cortes do Meio e o presidente da Filarmónica Carvalhense, os corpos sociais, elementos e amigos da Filarmónica.
O almoço ficou marcado pelos habituais discursos, os quais incidiram especialmente sobre a nova sede social desta associação, cuja primeira fase das obras está já a decorrer. Quanto a verbas para a construção da sede social, Paulo Rodrigues afirmou que em Janeiro será assinado um protocolo entre a autárquica covilhanense e a associação, com vista a desbloquear uma verba de 50 mil euros destinada à fase final das obras.
Marco Alves, vice-presidente da associação, referiu que está em andamento o processo de filiação do grupo no Registo Nacional de Associações Juvenis (RNAJ), um passo que segundo o mesmo “trará inúmeras vantagens”. Este referiu ainda a necessidade de apoios financeiros para a conclusão das obras da sede social e prestou uma breve homenagem a Júlio Barata, presidente da Filarmónica Cortense, pela importância que este teve e tem para o progresso da instituição.