Salão Automóvel
Novos desafios no mundo das quatro rodas

A ANIL recebeu o 13º Salão Automóvel nos dias 24 a 27 de Novembro. Uma mostra das mais recentes apostas de cada marca no mundo automóvel.

Por Helena Mafra

Uma mostra que serviu para dar a conhecer as principais novidades no mundo automóvel

Descobrir um automóvel mais dinâmico, seguro, económico e espaçoso é a preocupação constante no mundo das quatro rodas. Desenhados para ver, mas construídos para durar, as últimas novidades do mercado automóvel estiveram em exposição no 13º Salão Automóvel da Covilhã. “Cada vez mais a especialização de modelos de um segmento automóvel marca um caminho na conquista de novos clientes”, anunciam as marcas presentes.
O palco desta mostra foi o pavilhão da Associação Nacional dos Industriais dos Lanifícios (ANIL), que viu o seu espaço dividido em22 stands, cada qual com sua marca. A Citröen, por exemplo, mostrou aquele que foi considerado o "Carro do Ano em 2004", o C4. Mas o seu desafio foi mesmo a revelação do Citröen C6.
Por outro lado, a Nissan apostou na apresentação da nova Navara, com a assinatura do Campeão Português de Todo-o-Terreno, Carlos Sousa. A Renault expôs o Clio III, eleito o "Carro do Ano 2006", dentro do seu segmento.
A marca mais apreciada pelos visitantes foi, porém, a Mercedes. " É um carro que não está dentro das possibilidades de todos e é um carro de luxo", rematou um admirador destas viaturas, Rui Varandas, relativamente ao recém apresentado Classe S.
Volkswagen, Audi, Mitsubishi, Susuki, Aixon, Honda, BMW, Alfa, Fiat, Smart, KIA e MG foram outras das marcas que os 17 concessionários da Covilhã, Guarda, Fundão e Castelo Branco apresentaram.
Para os amantes de competição automobilista, o Clube Automóvel Serra da Estrela exibiu, não só veículos de competição, como alguns clássicos (um Rolls Royce, um Simca e um Ford) destinados a passeios.
Na exposição esteve também um stand do Comando de Polícia de Segurança Pública (secção da Covilhã) onde era possível ver as máquinas de controlo de velocidade ou fazer o teste do balão. "Há muita gente a passar por aqui, considerando o que já bebeu, para fazer ver os sues níveis de álcool no sangue", disse o Comandante, enquanto confrontava um dos curiosos por fazer o teste com os respectivos resultados.
O 13º Salão Automóvel ocorreu entre os dias 24 e 27 de Novembro, num fim-de-semana bastante movimentado. Segundo os responsáveis, o número de visitantes ficou pelos números registados no ano passado, cerca de 6 mil pessoas passaram assim pela ANIL.