Teatro do Imaginário
Histórias dos medos de hoje em dia

Depois de “Palavras” e “Sorrisinho” o Teatro do Imaginário volta à Covilhã com seu novo espectáculo para crianças “Histórias do medo”.

Por Lidiane Oliveira

Um dos espectáculos que o Festival de Teatro guardou para as crianças

Histórias do medo relata-nos o quotidiano de Beatriz uma menina do nosso tempo confrontada com os medos próprios da sua idade, o escuro, os monstros dos sonhos e da TV, o medo da separação dos pais, o medo da escola, o medo de estar doente.
Um dia chega um novo vizinho, chama-se Ali, vem de outro continente de outra cultura.
Beatriz vai então conhecer outros tipos de medo menos próprios da sua idade, o medo causado pela intolerância duma sociedade que não reconhece o direito à diferença.
Uma temática actual que tem por objectivo despertar as crianças para os problemas actuais da nossa sociedade.
Manuela Craveira, professora do 1º ciclo da escola A Lã e Neve, diz que iniciativas como esta “são muito positivas pois ajudam as crianças a compreenderem melhor temas com os quais lidam diariamente mas que lhes parecem muito complexos e distantes”.
Raquel Reis, uma das intérpretes da peça, refere que “despertar os mais novos para temáticas actuais sempre foi uma constante nos espectáculos realizados pelo Teatro do Imaginário”.
As actuações, uma de manhã e outra durante a tarde, decorreram num clima de grande interacção com uma sala repleta de pequenos espectadores interessados e participativos.
“Histórias do Medo” foi apresentada no Teatro das Beiras no âmbito do Festival de Teatro da Covilhã no dia 23 de Novembro com encenação, cenografia e figurinos a cargo de Isabel Bilou, iluminação e sonoplastia de Wladimiro Garrido e interpretação de Margarida Cunha, Raquel Reis e Susana Russo.