Oito municípios guardenses encontraram uma forma de poupar na conta da electricidade
Energia eléctrica
Municípios da Guarda
podem poupar 40 mil euros

Com a adequação dos contratos de fornecimento de energia eléctrica às necessidades dos edifícios e instalações municipais, é possível que oito municípios da Guarda poupem 40 mil euros. A conclusão do estudo é feita pela Associação de Municípios da Cova da Beira.


NC / Urbi et Orbi


Um estudo da Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB), sediada na Covilhã, revela que oito municípios da região podem poupar, no conjunto, 40 mil euros por ano se renegociarem os contratos de fornecimento de energia eléctrica. No documento, a AMCB refere que, “muitas das vezes, o tarifário que é contratado não é o mais adequado às necessidades dos edifícios e instalações municipais”.
Assim, basta ajustar os tarifários às necessidades e “consegue-se, sem qualquer tipo de investimento, uma poupança estimada de 40 mil euros” nos oito municípios em estudo. Segundo a AMCB, em declarações à Lusa , “basta solicitar aos serviços da EDP a alteração dos contratos em vigor ou eliminação dos mesmos”. Com as medidas propostas, “não se reduz o consumo de energia eléctrica, apenas se altera o tipo de contratação junto da entidade fornecedora”.
A conclusão é apresentada no estudo “Análise de Facturas de Energia Eléctrica e sua Optimização”, feito em parceria com a Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior.
O estudo abrange os municípios de Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal e Trancoso, todos do distrito da Guarda.
A AMCB sugere ainda que a poupança obtida “seja investida na aplicação de outras medidas relacionadas com a optimização e racionalização de consumo energético municipal”.
No seguimento do actual estudo, a AMCB e a agência regional de energia estão a preparar o Plano de Actuação Energética Municipal, um outro documento, “específico para cada município, que contém as medidas a aplicar no âmbito da redução do consumo energético municipal”.