Conferências de Física
"As Sombras do Universo"

Na quarta-feira, dia 23 de Novembro, “As Sombras do Universo”, serviram de tema a Paulo Moniz, docente do Departamento de Física da UBI, para mais uma conferência no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Física.

Por Núria Constâncio

A Biblioteca Municipal da Covilhã foi, mais uma vez, o palco escolhido pelos docentes da UBI para apresentarem palestras sobre o Ano Internacional da Física

Inserida nas comemorações do Ano Internacional da Física 2005, realizou-se, na passada quarta-feira23, uma conferência intitula da “As Sombras do Universo”.
Tendo como palco, a Biblioteca Municipal da Covilhã, o orador e docente do Departamento de Física da UBI, Paulo Moniz, começou por abordar a criação e a problemática em torno do universo na perspectiva de Einstein. Considerado por Moniz como “um mágico por ter criado teorias revolucionárias”, a figura de Einstein marcou na totalidade esta iniciativa.
Começando a sua explicação pela teoria da relatividade geral, que explica a dinâmica do universo e assenta na equivalência entre a “força gravítica ou aceleração do sentido contrário”, permite-nos investigar e questionar a origem do universo, que “está a expandir-se e a acelerar, a um ritmo preocupante, não se sabendo hoje em dia, onde irá parar este universo.” Na actualidade existem, assim, problemas do universo que esta teoria tem dificuldades em corresponder.
“As Sombras do Universo”, são assim o actual objecto de estudo a que se pretende responder e explicar, ainda, através de especulações. Apesar da pouca adesão dos alunos e da eventual “falta de interesse dos media da região”, o que na opinião do orador se torna “frustrante, apresentar algo para uma sala vazia”, mas mesmo assim refere que este tipo de iniciativas são importantes para a população em geral, se familiarizar com a Física.