Alguns dos mais conceituados investigadores nesta área estar na Covilhã
Na próxima semana
UBI trabalha Inteligência Artificial

A Covilhã vai ser o palco da 12ª Conferência Portuguesa de Inteligência Artificial (EPIA 2005). Os trabalhos devem iniciar-se na próxima segunda-feira, 5 de Dezembro e decorrem até dia 8, no Bloco das Engenharias.


Por Eduardo Alves


No ano em que se comemora o vigésimo aniversário da Inteligência Artificial em Portugal, a Covilhã recebe o evento mais significativo nesta área.
Durante quatro dias, a UBI vai ser o ponto central da discussão e apreciação dos mais recentes avanços feitos nesta área. O EPIA 2005 tem como tema central a Transferência de Tecnologias entre Institutos de Investigação e Empresas. Segundo Gaël Dias, docente do Departamento de Informática da UBI e um dos responsáveis pela organização deste evento, “uma das sessões será especificamente dedicada a este assunto” reunindo empresas, organismos financiadores, centros de investigação e autoridades políticas.
O EPIA 2005 é um evento internacional que reúne 200 cientistas e empresas do mundo inteiro e é tutelado pela Associação Portuguesa de Inteligência Artificial (APPIA). O EPIA 2005 receberá alguns dos mais conceituados investigadores nesta área como Andrew Phillips da Microsoft Research, Reino Unido, Hugo Liu do MIT, Estados Unidos da América e Gregory Grefenstette do Commissariat à l'Énergie Atomique, França.
Segundo Gael Dias, outro dos pontos que vai diferenciar este EPIA “é o patrocínio dado pelas mais altas instituições mundiais e europeias da Inteligência Artificial e da Informática como a ACM, a IEEE, a AAAI e a ECCAI”, algo que segundo este docente e responsável pela organização do evento “demonstra a qualidade do programa apresentado nesta edição. A organização apresenta mais informações no site oficial do evento.