Paulo Enes volta a vencer
Novo recorde nas pontes de esparguete

Já faz parte da tradição das “Engenharias Ubianas” participarem, com sucesso, no concurso intitulado “Pontes de Esparguete”. Há cinco anos que este concurso se afirma no pólo das engenharias da Universidade da Beira Interior. O esparguete e a cola são os materiais usados na construção dos modelos das pontes.

Por Neuza Correia

O aluno de Engenharia Electrotécnica venceu, pela terceira vez consecutiva, o evento

Pela terceira vez consecutiva, Paulo Enes venceu o concurso das Pontes de Esparguete. Aluno do 4º ano de Engenharia Electrotécnica, Paulo Enes é um recordista deste concurso. Este ano o estudante não só ganhou como também superou o seu próprio recorde. Nesta edição concorreu com duas pontes na prova de resistência. Paulo Enes conquistou os dois primeiros lugares da tabela, ficou em primeiro lugar conseguindo o total de peso de 45,6 kg , batendo assim o seu próprio recorde, e em segundo lugar com 34,6kg.
O projecto de Paulo Enes tem sido sempre o mesmo durante estes três anos em que participou, mas tem sido melhorado de forma a corrigir alguns erros cometidos. Paulo Enes sentiu-se “realizado” com a sua exibição deste ano no concurso, pois bateu o seu próprio recorde.

Prémio em família

Os primeiros lugares foram entregues a dois irmãos. Paulo Enes conseguiu conquistar os dois primeiros lugares na prova de resistência e a irmã Paula Enes conseguiu o primeiro lugar da prova de estética e design.
Paula Enes é aluna do 4º ano de Engenharia Civil, da área de Geotecnia, e também é participante deste concurso há três anos. Nesta edição levou para casa o primeiro prémio na prova de design. “Para a participar nesta prova é necessário procurar uma estrutura que nos agrade e tenha possibilidade de ganhar”, referiu Paula Enes. A aluna referiu também que nunca teve vontade de participar na prova de resistência embora também admita que Engenharia Civil devesse ser o curso a participar mais.
O irmão de Paula Enes, também concorreu com uma ponte à prova de estética e design, conseguindo conquistar o terceiro lugar e também o prémio do público. Nesta 5ª edição do concurso “Pontes de Esparguete” estes dois irmãos, Paulo e Paula Enes, levam para casa quatro prémios.
O peso máximo destas pontes é de 350 gramas e têm de possuir um vão de 40 centímetros , no mínimo. Estas pontes são avaliadas pela sua resistência e estética. A ponte vencedora tem de suportar o máximo de peso durante cinco segundos, sendo a carga inicial de cinco quilogramas.
Anna Guerman, presidente da Comissão Organizadora, referiu que se verificou “uma necessidade de realizar este evento na Comunidade Científica da UBI”. A docente acrescenta ainda que “muita gente esteve envolvida, vieram pessoas do Paquistão e do Brasil”.
Com uma grande adesão por parte dos alunos das várias áreas inseridas nas engenharias, este evento que incentiva o espírito criativo, esteve aberto ao público em geral e já se tornou uma tradição na Universidade.