Barragem na cota máxima
Penhas da Saúde renovam águas

As fortes chuvas que se têm registado nos últimos dias chegaram para que a barragem do Viriato, nas Penhas da Saúde, atingisse a sua cota máxima de armazenamento.

Por Eduardo Alves

As chuvas dos últimos dias fizeram atingir a cota máxima de armazenamento na barragem do Viriato

Nos próximos dias, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) da Covilhã vão começar a abrir as comportas da Barragem do Viriato para “oxigenar a água”. Alberto Alçada Rosa, responsável pelos SMAS explicava este procedimento à margem da sessão de câmara da passada sexta-feira, 2 de Dezembro.
Este procedimento vai ser efectuado numa altura “em que a cota máxima da barragem está atingida”. Uma vez que não se pode armazenar mais água, “vai proceder-se à retirada da água que está no fundo”, através da abertura das comportas de nível mais baixo “e deixar sair essa mesma água”, continua o responsável.
Desta forma, a água armazenada na barragem que abastece a maior parte do concelho da Covilhã, “vai ser reciclada”. Esta operação é feita “sem que haja lugar a qualquer tipo de cortes no abastecimento”, adianta ainda Alçada Rosa que explica que é uma forma de aproveita os dias chuvosos que se têm registado para melhorar a água armazenada.