Novo CD em Janeiro
Associação Cultural
apresenta plano de actividades

Os projectos que a Associação Cultural da Beira Interior (ACBI) foram revistos em conferência de imprensa, na passada segunda-feira, 5. Zéthoven, Orquestra Clássica da Beira Interior e Coro Misto da Covilhã, parecem ter continuidade assegurada
.

Por Amélia Costa

Luís Cipriano apresentou os projectos da ACBI para o próximo ano

A Associação Cultural da Beira Interior (ACBI) elaborou um plano de actividades para 2006. Luís Cipriano, maestro e presidente da instituição, revelou em conversa com os jornalistas, os novos trabalhos que envolvem os principais projectos.
“Zéthoven”, uma iniciativa musical destinada às crianças, que teve início em 1998, pretende continuar “num caminho de sucesso, despertando nas crianças o gosto pela cultura”, adianta este responsável.
Dentro deste projecto, encontram-se várias vertentes, como a música nas escolas, a promoção de CD´s, a escolinha de Zéthoven, o “Xuxa com Notas” e o Zéthoven na televisão.
Em Janeiro estará pronto um novo CD intitulado “Os Instrumentos do Mundo” que, “irá a concurso nacional entre as escolas do 2º Ciclo”. Um outro CD está a ser preparado, com o nome “Zéthoven e a Matemática”. Para Luís Cipriano com este CD, através da música, “irá encontrar-se uma forma divertida de facilitar a aprendizagem da matemática, nomeadamente da tabuada”. No final do ano, está previsto ainda o projecto “Zéthoven e o Rock” que, pretende dar uma noção diferente daquilo que é considerado musica Rock. Ao nível internacional, a ACBI, ambiciona ainda distribuir no Brasil o CD “Zéthoven e o Samba”.
A escolinha de Zéthoven, para além de ter a funcionar o Coro Infantil e o Grupo de Percussão, irá ter apresentações de teatro e ballet, “embora seja algo a longo prazo”, sublinha o maestro. Está previsto também para 2006, um livro de banda desenhada, onde é explicada a vida e obra de vários compositores.
A ACBI apresenta novos acontecimentos na área da televisão. Mantém reuniões com a produtora Teresa Guilherme, “no intuito de conseguir alcançar uma série de 10 programas”, refere Cipriano.




Coro Misto lança DVD

O Coro Misto da Covilhã, um dos projectos principais da ACBI, após o lançamento do CD “Missa em Sol Maior”, onde pela primeira vez, “a obra de Luigi Cherubini é interpretada em Portugal”, também não estará sem planos futuros. Este irá realizar o Concerto de Natal, no próximo dia 18 pelas 21 horas, na Igreja de S. Tiago na Covilhã. Posteriormente irá ser gravado um CD de Natal “Merry Christmas”, onde a música embora ligada ao Natal, “não pretende de forma nenhuma tornar-se melancólica”, refere Luís Cipriano.
O Coro Misto da Covilhã, tem várias propostas de digressões, entre Dinamarca, Grécia, Holanda e Suécia, “mas apenas poderá optar por uma, visto que, não existe disponibilidade financeira por parte da Associação”, reitera o mesmo. Relativamente a concursos, o Coro Misto da Covilhã, estará presente em Itália ou Malta. Com a ajuda da Câmara Municipal do Fundão, nos dias 10 e 11 de Dezembro irão decorrer a 12ª edição do Projecto “Natal para Todos”, com concertos em Instituições de Solidariedade.
Para 2006, o Coro Misto da Covilhã pretende realizar uma média 25 concertos.
Outro dos projectos relevantes da ACBI é a Orquestra Clássica da Beira Interior. Esta terá como primeiro plano, a produção de um DVD, gravado na sede da ACBI. O DVD “irá dar a conhecer a 5ª Sinfonia de Beethoven, de uma forma interactiva”, explica o responsável.
No plano internacional, Luís Cipriano estará presente no maior concurso de coros a nível mundial, entre os dias 17 e 21 de Julho, na China. Nessa altura irá também para o Luxemburgo, onde a ACBI faz parte da organização da 22ª Semana Internacional de Música do Luxemburgo.
Nos últimos momentos da conferência de imprensa, Luís Cipriano, fez referência ao lançamento do “Cartão ACBI” que, dará descontos em várias áreas. Falou ainda na necessidade da expansão das instalações da ACBI, onde a sede começa a ser insuficiente para exercer as diferentes actividades.
A ACBI tem alguns problemas económicos que necessita de ultrapassar mas, Luís Cipriano demonstrou-se optimista, pretendendo concretizar os projectos seleccionados e ambicionando conseguir um dia, a entrada gratuita das crianças para a associação.