A centralidade cultural da cidade inglesa de Manchester esteve em destaque nesta mostra
"24 Hour Party People"
Manchester musical

O Teatro-Cine ofereceu ao público covilhanense um documentário que relata o fenómeno musical de Manchester que ocorreu desde finais dos anos 60 até meados dos anos 90.


Por Susana Duarte


Integrado no âmbito do festival Novidad de 2005, ocorreu no passado dia 5 de Dezembro no Teatro-Cine a exibição do filme “24 Hour Party People”. Ao longo de 90 minutos é abordada a principal temática desta iniciativa do Cine Clube da Beira Interior (CCBI), a de promover um festival em que os sons se aliam às imagens, servindo deste modo a música como a tonalidade emocional da história.
“24 Hour Party People” apresenta um importante retrato de uma época em que Manchester foi o coração da criatividade musical do Reino Unido. Este documentário e a sua dramatização ocorreu em 1976, quando Tony Wilson está no show dos Sex Pistols. Totalmente inspirado por esse momento-chave da história da música, ele e os seus amigos montam um selo chamado Factory. Assinam um contrato com Joy Division, James e os Happy Mondays. Isso vai desencadear num turbilhão de sexo, música e drogas, que culmina com o nascimento de um dos dance clubs mais famosos do mundo. Descrevendo a herança musical de Manchester desde a década de 1970 até ao início dos anos 90, o filme ilustra a vibração que fez de Manchester o lugar onde todos gostariam de estar.
Segundo Luís Nogueira, presidente do CCBI, “o filme não teve nenhuma enchente, mas teve uma adesão normal, frequentado por público essencialmente jovem e de algum modo relacionado com o cinema”. De sublinhar a presença de cerca de 30 pessoas no Teatro-Cine da Covilhã, onde decorre o festival.
Abordando um elemento do público que estava a assistir ao filme sobre o que tinha achado, este revelou-nos: “(…) um retrato apaixonado de uma época, quem passou por ela vai reviver velhos tempos, quem não passou, não ficará indiferente”.
Para os interessados, o festival irá decorrer até ao dia 15 do corrente mês com a exibição de obras de ficção, tais como: “Velvet Goldmine”, hoje, dia 6, “Daft punk apresentam Interstella 5555”, amanhã, dia 7, “É sempre a mesma cantiga”, dia 8, “Buena Vista Social Club”, dia 11 e “Nine Songs – 9 canções”, dia 12, entre outras exibições. Estes filmes passam nos dias referidos pelas 21 horas e 45, no Teatro-Cine da Covilhã.