A equipa de Idanha lidera agora o campeonato regional
III Divisão - Série D
Idanhense sobe ao primeiro lugar

O Idanhense bateu o Sertanense e ascendeu ao comando da tabela, aproveitando a folga do Marinhense. O Fundão somou a segunda derrota consecutiva e desceu ao 10º lugar.


NC / Urbi et Orbi


O resultado, à primeira vista, nem surpreende. Um derby é sempre um jogo de carácter imprevisível que, pela emotividade que encerra, tanto pode dar para um lado como para o outro. O Idanhense está mais bem classificado e o Sertanense, apesar de jogar em casa seria o que menos possibilidades tinha de vencer. A lógica, pelo menos desta vez, venceu. O emblema raiano deslocou-se ao Pinhal e venceu. Somou três pontos e destronou o Marinhense da liderança, assumindo o comando da tabela.
Mas não se pense que a vitória dos comandados de Nuno Fonseca na Sertã foi fácil. Muito pelo contrário. Num jogo que esteve longe de ser espectacular, valeu aos adeptos a entrega dos jogadores de ambos os lados. As duas equipas encaixaram uma na outra, as marcações foram exemplares de parte a parte e, por isso, ocasiões de golo… nem vê-las. Os primeiros 45 minutos, então, foram de uma “pasmaceira” total para os dois guarda-redes que tiveram quase tanto trabalho como os seus suplentes.
No segundo tempo o ritmo aumentou um pouco, mas a bola continuava longe de ambas as balizas. Até que, aos 65 minutos, na única oportunidade flagrante de que dispôs, o Idanhense marca. Ricardo Viola, desmarcado por um companheiro, entra na área e não desperdiça. Por essa altura, ainda estaria longe de pensar que o resultado não mais iria ser alterado, e que o seu remate eficaz selaria a vitória, a liderança e o primeiro triunfo fora do Municipal de Idanha.
Depois, para os forasteiros, foi só gerir com inteligência um resultado escasso. Os sertanenses tentaram, correram, pressionaram. Mas a sorte também não quis nada com a equipa de Valter Costa.
Com este resultado, a formação da sertã cai para a 11ª posição e já só está a meros três pontos da zona de despromoção. Depois de uma série de seis jogos sem perder, a turma da Zona do pinhal soma o seu segundo sem pontuar. Na próxima ronda, os pupilos de Valter Costa deslocam-se a Soure. Um terreno complicado de uma equipa que persegue a liderança e que ainda não perdeu em casa. O Idanhense , por seu lado, recebe o anterior líder, Marinhense.

Fundão perde nas Caldas

Curiosamente, o vice-líder da tabela, com os mesmos pontos do Idanhense, chegou ao segundo lugar à custa de outra equipa beirã: a Desportiva do Fundão. A turma de Joca perdeu pela segunda semana consecutiva e, outra vez, pela margem mínima.
No Campo da Mata, nas Caldas da Rainha, o conjunto local entrou practicamente a marcar. Ainda não estavam decorridos 10 minutos e já os locais chegavam à vantagem na sequência de um pontapé de canto. Os fundanenses tentaram reagir, pressionando o sector defensivo adversário. Mas a maior experiência do conjunto orientado por Rui Rodrigues levou sempre a melhor sobre a juventude fundanense. Aliás, o Caldas até poderia mesmo ter chegado ao intervalo a vencer por margem mais confortável.
No segundo tempo continuou tudo na mesma: o Fundão à procura do empate e o Caldas a jogar na expectativa tentando explorar os espaços abertos pelo avanço dos beirões no terreno. Joca tentou de tudo, alterando o xadrez da equipa, mas os caldenses conseguiram sempre compensar e o resultado já não se alteraria mais.