A corporação espera agora angariar fundos para reduzir a sua dívida
Bombeiros da Guarda
Campanha de angariação
para colmatar dívidas


Os Bombeiros Voluntários da Guarda (BVG) iniciaram uma nova campanha de angariação de fundos com vista à amortização das dívidas da associação. Todavia, “apesar de a situação financeira merecer atenção e merecer cuidados na gestão, não é dramática”, salienta Álvaro Guerreiro, presidente dos BVG.


NC / Urbi et Orbi


Foi no penúltimo fim-de-semana que a campanha de angariação começou, com acções porta a porta, e só terminará quando todas as freguesias da área de influência do corpo tiverem sido percorridas. Para isso, já foram contactados alguns párocos, presidentes de juntas de freguesia e de associações, com o objectivo de sensibilizar a população.
O investimento volumoso no quartel, os atrasos nos pagamentos dos serviços de ambulância e um empréstimo bancário são, de acordo com Álvaro Guerreiro, os motivos da dívida dos BVG. No que respeita aos serviços de ambulância, uma das grandes fontes da associação, a dívida é de cerca de 30 mil euros. “Os preços ao quilómetro, que são tabulados pela Liga dos Bombeiros Portugueses, ainda não foram actualizados, mas houve um aumento em flecha do preço dos combustíveis e de todos os consumíveis. Isto leva a um aumento de despesas que não tem correspondência do lado das receitas”, justifica o responsável.
Em 2004, a associação tentou vender um terreno para tentar pagar a alguns fornecedores. Porém, a venda do espaço, com mil e 200 metros quadrados não chegou a ser consumada, porque das duas vezes que foi a hasta pública (primeiro por 917 mil euros e depois por 687 mil e 500 euros) não surgiram interessados.
Outra dívida da corporação, esta de 160 mil euros, é respeitante aos fornecedores, em que 61 mil euros da qual se refere a encargos do mês. A acrescer ao montante já avultado existem ainda dívidas referentes a electricidade e telefone, bem como o crédito contraído, ainda por pagar, com diversas empresas, para aquisição de equipamentos e viaturas.