Dos seis aos 35 anos
Cartão Social passa a apoiar jovens

A Assembleia Municipal de Idanha-a-Nova aprovou, na última reunião, realizada na passada semana a alteração da designação do cartão criado pela autarquia para conceder diversos benefícios aos jovens idanhenses. Assim, o novo nome passa a ser “Jovidanha 6-35”, uma vez que os benefícios se destinam a pessoas entre estas idades.

NC / Urbi et Orbi

Um novo cartão, lançado pela autarquia idanhense, visa apoiar os jovens do concelho

Entre as diversas regalias concedidas por este novo cartão destacam-se a redução de 25 por cento na aquisição de lote para construção de habitação própria em loteamentos da autarquia, desconto de 50 por cento no pagamento de licenças camarárias para obras, ocupação de via pública ou ligação de ramal de água ou esgotos, subsídio escolar para alunos do Ensino Superior, subsídio de natalidade e alguns descontos em comércios que aderiram ao cartão “Jovidanha 6-35”. Com estas medidas, a intenção da autarquia é que os jovens se mantenham na sua terra, bem como atrair outras pessoas para o concelho.
Para além disto, foi também votado favoravelmente o Regulamento de Alienação de Lotes de Terreno para Construção Urbana sitos na Tapada do Tanque, a Taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis para o ano 2005 e a fixação da taxa pelos direitos de passagem para 2006.

Unidade Móvel de Saúde é objectivo do Projecto “Viver Mais”

Entretanto, também na passada semana, os Parceiros do Programa Progride Viver Mais Idanha, apresentaram o Plano de Actividades para o novo ano. Uma reunião em que também foram divulgados os novos parceiros do projecto: a EPRIN, o NERCAB, a Junta de Freguesia de Penha Garcia e o Clube de Ténis de Idanha.
Segundo João Fonseca, coordenador do projecto, há várias acções a atingir e objectivos a alcançar. Um deles é a criação de uma biblioteca multimédia. O outro a criação de uma Unidade Móvel de Saúde que dê apoio aos idosos das freguesias.
Para além disto, o projecto quer implementar um espaço para os mais velhos denominado Espaço Sénior, melhorar as condições de habitabilidade de algumas casas degragadas e criar melhores acessibilidades para pessoas com deficiência.