Estância de Esqui
Ampliação em estudo

Uma equipa de técnicos espanhóis vai instalar-se na Serra da Estrela, nos próximos seis meses, para planear a ampliação da Estância de Esqui da Torre. A novidade é adiantada por Artur Costa Pais, administrador da empresa Turistrela, que na passada semana abriu oficialmente a única estância de esqui de Portugal.

NC / Urbi et Orbi

A única estância de esqui em Portugal abriu na passada semana

Segundo o responsável pela Turistrela, Artur Costa Pais, objectivo é o de multiplicar por quatro a área da actual estrutura. Actualmente, a estância tem um máximo de 6,2 quilómetros de pistas, quatro teleskis e um telecadeira de quatro lugares. No entanto, Artur Costa Pais está convicto de que toda a área em redor poderá ser rentabilizada. Para além do aumento da área de pistas, a equipa vai planear a instalação de novos meios mecânicos, nomeadamente telecabinas, que permitam o transporte de utentes da estância a partir da Lagoa Comprida e dos Piornos. Recorde-se que, para além destes meios, a Turistrela integra uma empresa com a Câmara de Seia, as freguesias da zona Norte da serra e alguns particulares para construção de um teleférico entre a aldeia de Alvoco e a Torre. O primeiro passo desta equipa, afirma Artur Costa Pais, vai ser inventariar o que existe e depois desenvolver. A equipa espanhola, que deverá começar a estudar a Serra da Estrela este mês, "já foi responsável, entre outros espaços, por estudos da pista de esqui artificial de Madrid, Xanadú, com 24 mil metros quadrados", refere Artur Costa Pais.
Nos últimos dias tem caído neve na Serra, o que tem atraído inúmeros turistas ao Maciço Central, mas mesmo assim a Turistrela activou a produção de neve artificial com os 48 canhões de neve existentes no local. As pistas irão funcionar até Abril e Artur Costa Pais espera para este ano uma boa época de neve, até porque já há muitas reservas feitas na hotelaria da Serra. Uma das novidades, anunciada na passada quarta-feira, passa pelo patrocínio da Vodafone à estância. Um protocolo que a Turistrela classifica de histórico.