Comemorações de um centenário
Sartre entre séculos

Passados 25 anos sob a morte de Jean-Paul Sartre, o Instituto de Filosofia Prática da UBI relembra o filósofo francês através de um colóquio que comemora o centenário da data do seu nascimento.

Por Esmeraldina Costa

"Sartre entre Séculos" foi o título deste colóquio promovido pelo IFP

Professor de filosofia, romancista, e activista político, Sartre representa o ícone dos intelectuais do século XX. De forma a celebrar o centenário do seu nascimento, vários académicos reúnem-se durante dois dias, num colóquio intitulado “Sartre entre séculos” no âmbito dos trabalhos do Instituto de Filosofia Prática (IFP) da UBI.
Reflexões sobre ética, filosofia prática e política vão ser discutidas, nos dias 5 e 6 de Dezembro, por vários especialistas portugueses, mas também por estrangeiros nomeadamente Philippe Cabestan, um dos maiores especialistas actuais sobre a obra do filósofo.
A ideia de promover este evento advém dos objectos de estudo do IFP que promove trabalhos e investigações nas áreas tradicionais da filosofia prática. A obra de Sartre enquadra-se nestes estudos “pela importância da sua filosofia propriamente dita, mas também como personalidade do século XX” afirma José Manuel Santos, docente no departamento de Comunicação e Artes da UBI, coordenador do IFP e um dos organizadores deste colóquio.
O programa da iniciativa conta com um leque variado de temas que visam sobretudo reflectir se os pensamentos de Sartre continuam actuais. A psicanálise moderna, a questão judaica ou assuntos sobre o existencialismo, foram conteúdos investigados pelo intelectual francês, e sobre os quais os vários especialistas debatem se resistiram ao tempo. Conhecido por ter recusado um Prémio Nobel, Sartre foi muitas vezes acusado de assumir posições contraditórias e vanguardistas, que lhe valeram muitas criticas. Após um século ao seu nascimento muitos o consideram como o Homem do secúlo XX, e como “o protótipo do intelectual interveniente na política” sublinha Santos.
O IFP realiza assim mais um conjunto de conferências que se enquadra no programa de estudos sobre a filosofia prática. Durante dois dias a originalidade dos pensamentos de Sartre vão ser recordados e postos à luz dos problemas da actualidade filosófica perante a comunidade ubiana, principalmente aos alunos da licenciatura de Filosofia.
Este instituto é uma unidade de investigação da UBI, apoiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e tem como projectos futuros a criação de uma biblioteca especializada nas áreas da filosofia prática, e na formação de investigadores em níveis académicos superiores.