As consultas são grátis para toda a comunidade
Optometria e Optotecnia
Olhos nos olhos

Os alunos do curso de Optometria e Optotecnia, ramos da licenciatura em Física Aplicada, estão a dar consultas, destas áreas, na UBI. Em Optometria Laboratorial, disciplina fulcral do curso, os alunos põem em prática os conhecimentos até então adquiridos confrontando-se com situações que vão encontrar, mais tarde, no quotidiano da profissão.

Por João Lourenço


Esta iniciativa não é uma novidade. A experiência de prestar de forma gratuita, consultas de Optometria, tem vindo a repetir-se há alguns anos. Uma acção promovida no Departamento de Física da UBI, por docentes e alunos dos cursos da área ministrados na instituição. O acesso às consultas é grátis e está disponível não só aos docentes, alunos e funcionários da instituição, mas a toda a comunidade. Tiago Domingues, um dos alunos envolvidos no projecto afirma que esta “é uma experiência muito positiva, visto que é o primeiro contacto com situações reais, é como que um ante estágio”. As consultas são acompanhadas pelos docentes Pedro Monteiro, responsável pela cadeira de Optometria Laboratorial, e Vasco Almeida, também docente do Departamento. Após estes exames, caso seja necessário prescrever algum tipo de compensação óptica, as pessoas podem dirigir-se a uma óptica e “efectuar os procedimentos habituais nesta situação”, esclarece o responsável.
As consultas possibilitam aos utilizadores fazer exames sem ter de pagar por isso, o que é visto “com bons olhos pela comunidade estudantil e pelos muitos interessados que nos visitam” frisa Natália Cunha, estudante da UBI.