Mariana Magalhães, (ao centro), venceu a nona edição do Mod'tissimo
Concurso de jovens estilistas
Aluna de Design da UBI ganha prémio de moda

Um dos mais importantes galardões da área da moda foi entregue a uma recém-licenciada em Design Têxtil e do Vestuário da UBI. Mariana Magalhães arrebatou o primeiro lugar no concurso de jovens estilistas do Mod’tissimo.

Por Eduardo Alves


A designer Mariana Magalhães, licenciada em Design Têxtil e do Vestuário – Ramo Vestuário pela Universidade da Beira Interior, ganhou o 1º prémio do “Concurso de Jovens Estilistas do Mod’tissimo”. Este evento foi organizado durante a 26ª edição do Salão Mod’tissimo, da responsabilidade da Associação Selectiva Moda, que decorreu a 29 e 30 de Setembro na Exponor, no Porto. Um concurso que vai na nona edição e que visa promover a criatividade dos designers de moda portugueses utilizando materiais, tecidos e malhas, produzidos por empresas nacionais.
Mariana Magalhães utilizou tecidos da TMG Fabrics (Têxtil Manuel Gonçalves). As criações dos cerca de quinze alunos e ex-alunos das principais escolas de moda do País desfilaram dentro do recinto do Salão Mod’tissimo perante os visitantes e os membros do júri composto por Nuno Gama (estilista), Isabel Miranda (empresa Tetribérica), Catarina Ferreira (jornalista do Jornal de Notícias), Carla Wurdak (jornalista da Textil Mitteilungen – Alemanha) e Ludmila Soldatova (jornalista da Industria Mody – Rússia).
Embora já tivesse participado em desfiles de moda enquanto estudante, Mariana Magalhães, “correspondendo aos incentivos dos professores do Departamento Têxtil da UBI, lançou-se neste que foi o seu primeiro grande desafio de âmbito nacional, ultrapassando-o com sucesso”, adianta Rui Miguel presidente do Departamento de Têxtil da UBI.



Estágio em empresa de Nuno Gama

A peça da autoria de Mariana Magalhães que venceu o concurso

A jovem designer, que está a começar a sua carreira profissional, ganhou o Troféu Mod’tissimo e o diploma que garantia um estágio com um estilista nacional conceituado. Nuno Gama gostou do trabalho que a recém-licenciada apresentou no concurso e “convidou-a a estagiar na empresa Pinho Vieira, na qual está desde Fevereiro, mês em que deixou o grupo Maconde”, explica o docente.
A empresa Pinho Vieira participou pela primeira vez no Portugal Fashion onde apresentou a primeira colecção criada pelo Nuno Gama. Mariana Magalhães trabalhou já na montagem do desfile do Portugal Fashion e está a acompanhar o processo de criação da colecção Outono/Inverno 2005/06.