A entrada do Algarve
 
 
Paderne
 
Mesmo antes da Auto-estrada do Sul (A2) estar concluída, o grande ponto que marcava a viagem até ao Sul do País era a localidade de Paderne. Com a entrada em funcionamento da (A2), Paderne continuou a ser um ponto central.
Para além de ser a marca indelével de que o viajante está a entrar em terras algarvias, Paderne tem muito mais para oferecer. O nome desta localidade acabou por ficar conhecido através das muitas intervenções televisivas que são feitas em alturas de maior afluência de pessoas à região turística do Algarve. Por ali se consegue medir a maior ou menor afluência às terras e praias do Sul. Mas ali, onde começa o “Reino dos Algarves”, o visitante pode também ter como ponto central da sua viagem as referências históricas desta vila.
Como maior interesse turístico desta freguesia do concelho de Albufeira, Paderne tem as ruínas de uma praça-forte conquistada aos mouros por D. Paio Peres Correia, Mestre da Ordem de Sant'Iago. Para além destes vestígios de tempos idos, os forasteiros podem também apreciar a Igreja Matriz, construída sob o estilo manuelino e todas as ruas antigas que circundam este monumento religioso.
Para além de todas estas características, de notar a forte presença de produtos tipicamente algarvios, como a laranja e a alfarroba, na gastronomia local, mais propriamente na doçaria.