Anabela Gradim

To blog, or not to blog


A UBI organizou este mês um encontro sobre WebJornalismo, que contou com a presença de reputados especialistas na área, entre os quais o britânico Jim Hall, autor, entre outras obras, de Online Journalism - a critical primer. De que se falou nesse encontro? Sem surpresas, e embora este não fosse directamente o tema, falou-se, muito, de blogs.

Um blog é basicamente o produto de uma ferramenta que permite a qualquer pessoa publicar conteúdos na web em formato html, e isto sem necessitar de dominar procedimentos técnicos minimamente complexos, como a produção de páginas, a transferência de ficheiros por ftp, nem dispôr de um servidor capaz de acolher o resultado desse trabalho. Sites como o blogger.com autodefinem-se como an easy-to-use web site, where you can quickly post thoughts, interact with people, and more. E é precisamente isso que, de forma gratuita, oferecem aos milhões de utilizadores que decidiram montar casa ou abrir um estabelecimento no ciberespaço.

Alguma coisa mudou, e muito, quando um indivíduo isolado pode, a partir praticamente de qualquer lado, e mesmo na solidão do seu próprio quarto, publicar conteúdos que ficam imediatamente disponíveis em todo o mundo. E é por este factor que os blogs estão a revolucionar o modo de as pessoas comunicarem e, também, a maneira como se informam ou passam os seus tempos livres – quer do lado da produção de conteúdos, quer do seu consumo.

O furor dos blogs levou a uma ampla diversidade entre estes, e a uma variedade quase inextinguível de temas e modelos: humorísticos, políticos, de coleccionismo, filatelia, banda desenhada, anorexia, feminismo, cinema, informativos, opinativos, intimistas… um nunca acabar de temas ou misturas de temas, a desafiar a imaginação do mais imaginativo.

Em português há também uma série de blogs dedicados ao ensino, e algumas dezenas deles dedicados ao Ensino Superior, ou mantidos por docentes universitários. Um dos efeitos que se verificam quando um ou mais blogs ganham massa crítica, é o agrupamento de uns e outros através de linkagem, e o aparecimento de uma comunidade mais ou menos interventiva, que favorece o debate e a reflexão sobre as questões que ocupam aquele nicho específico de bloggers.

Um olhar desapaixonado sobre os blogs de Ensino Superior portugueses poderia concluir - embora a título provisório, pois na blogosfera, devido à aceleração, mais do que em qualquer outro lado, o que hoje é verdade pode muito bem amanhã ser mentira - que estes se encontram numa fase ainda incipiente da sua existência: linkam-se pouco e, sobretudo, raramente se encontra debate aceso, seja nas suas páginas, seja nas caixas de comentários dos que as possuem. O Ensino Superior, como tema, parece gozar de pouca representatividade e dinâmica no que é hoje a vasta população de blogues lusos.

E todavia este nível de ensino atravessa hoje momentos decisivos na definição dos seus objectivos, tarefas, métodos e modelo futuro. Há uma série de questões a merecer reflexão, aprofundamento e debate: desde a avaliação de universidades e cursos, à escassez de alunos (ou excesso de vagas em certas áreas), passando pela criação de novos cursos, pelo proposto encerramento de algumas formações, a revisão do ECDU, a ratio e aplicação do protocolo Bolonha, as reestruturações curriculares que tal implicará, a internacionalização da investigação portuguesa, entre muitas, muitas outras questões que certamente preocupam quem faz da universidade profissão. Em http://www.ubiversidade.blogspot.com/ encontra-se o Ubiversidade, um blog com origem na UBI sobre «informações, ideias, juízos e raciocínios sobre as universidades em geral e as portuguesas em particular».

Especialmente no início, o percurso de um blog e a sorte que o futuro lhe ditará são insondáveis e imperscrutáveis. Que há lugar na blogosfera para um espaço que preencha o vazio sobre Ensino Superior de que falava, tenho poucas dúvidas. Que o facto desse espaço vir a ser ocupado por uma comunidade interventiva e dinâmica seria muito positivo, não tenho dúvida alguma. To blog or not to blog? O ubiversidade gostaria de ser ao menos um link desse espaço ainda por nascer, e por isso convida todos os ubianos a visitá-lo.