Nacionais de Futebol
Idanhense isola-se no comando da III

O União Idanhense é o novo líder isolado da III Divisão. Os raianos bateram o Marinhense e coloca-se a três pontos dos principais perseguidores. Mas a equipa de Nuno Fonseca ainda vai ter que cumprir uma jornada de folga.

Alexandre Silva
NC / Urbi et Orbi

A equipa raiana chega agora ao topo da classificação

O Idanhense já é líder isolado da Série D da III Divisão. A turma de Nuno Fonseca recebeu o anterior líder, o Marinhense, e venceu com dois golos sem resposta. A turma raiana foi sempre superior à sua congénere da Marinha Grande e venceu com inteira justiça com um golo no final de cada parte. Primeiro foi Tó Jorge, aos 43, a colocar justiça no marcador e a concretizar a superioridade que vinha sendo evidenciada pelo conjunto da casa desde os primeiros minutos. Depois, a tranquilidade só chegou a escassos minutos do fim, pelos pés de Cristophe.
Com este resultado, o União Idanhense solta-se do Caldas – perdeu em Fala (Coimbra) com o Vigor Mocidade – e assume o comando com uma vantagem de três pontos sobre quatro perseguidores. Um grupo onde se encontra o Sourense – é, aliás, o segundo classificado – que no último domingo foi o carrasco do Sertanense.
A formação orientada por Valter Costa foi impotente para contrariar o maior poderio dos homens de Soure e somou a quarta derrota da temporada. A equipa da Sertã, depois de seis jogos sem perder soma duas derrotas e um empate nos últimos três jogos e já só está a três pontos da linha de água em vésperas de uma recepção ao Monsanto.
Depois da derrota frente ao Caldas, o Fundão regressou às vitórias. O conjunto treinado por Joca fez uma exibição agradável em casa frente ao Amiense e acabou a vencer por 3-1. Curiosamente, todos os golos foram apontados ainda no decorrer dos primeiros 45 minutos. Nogueira, Batista e Reis, entre os 10 e os 35 colocaram a turma da casa em vantagem, e já perto do intervalo Marinho reduziu. Na segunda metade o Fundão teve oportunidade de dilatar ainda mais a vantagem, mas acabou por não o conseguir, e já perto do final os ribatejanos poderiam ter dado outro rumo ao jogo, não fosse a falta de pontaria dos seus avançados que, por duas vezes, falharam o golo na cara de Nuno Morais.
Na próxima ronda os fundanenses deslocam-se ao terreno do último classificado, enquanto o Idanhense visita a Benedita, também abaixo da linha de água.

Benfica desce na classificação

Em queda na classificação está o Benfica e Castelo Branco na Série C da II Divisão. Os encarnados somaram a segunda derrota consecutiva e desceram, em três jornadas – pelo meio cumpriram uma ronda de folga, do quinto ao nono lugar. Na última ronda, o emblema da águia foi ao terreno do Pombal e regressou a casa com uma derrota pela margem mínima. A formação orientada por Quim Manuel não convenceu, principalmente durante os primeiros 45minutos. Na segunda metade, e já a perder, os albicastrenses tentaram dar a volta ao resultado, mas, apesar da entrega dos jogadores, nunca houve ideias claras de como ultrapassar a bem estruturada defesa local.
Com esta derrota o Benfica coloca-se demasiado perto da linha de água. Na próxima ronda os encarnados recebem o “lanterna vermelha” num jogo que será uma boa oportunidade para regressar às vitórias.