Os alunos do primeiro ano do curso de Medicina apresentaram alguns trabalhos
Primeiro ano de Medicina
Mini-congresso sobre
comunicação em Biomedicina

A conferência sobre comunicação em Biomedicina decorreu no passado dia 9 de Dezembro no Pólo das Matemáticas, durante todo o dia. Os futuros profissionais da área ficaram a conhecer como se apresentam dados científicos através de uma linguagem corrente.


Por Elisabete Cardoso


Todos os anos é realizado este tipo de iniciativa destinada aos alunos do primeiro ano do curso de Medicina da UBI onde, segundo Cecília Santos “o objectivo é que os alunos aprendam como se deve comunicar dados científicos”. Era, portanto, um objectivo do ponto de vista formal, onde o conteúdo não era o mais importante. Na conferência procedeu-se à apresentação dos trabalhos elaborados pelos alunos, que eram constituídos por um estudo de campo, seguido de uma apresentação escrita e oral e a elaboração de um poster. A organização deste evento esteve a cabo de Isabel Neto e Cecília Santos, docentes da disciplina em debate.
A ideia, que segundo as docentes responsáveis “foi amplamente alcançada”, era a de simular um congresso com um conjunto de apresentações e um espaço de debate. Assim, os alunos tiveram a oportunidade de perceber como funciona este tipo de apresentações orais e a organização de um estudo científico. Uma função com a qual “se vão deparar bastantes vezes ao longo de toda a sua vida profissional”, adiantam os membros ligados à organizações desta iniciativa.
Durante um dia, o anfiteatro 6.1 da UBI transforma-se assim num centro de congressos, onde os alunos do primeiro ano de Medicina apresentam alguns dos seus trabalhos. Temas que foram previamente seleccionados e depois mereceram a atenção e a pesquisa, por parte dos estudantes, para dar forma a um trabalho escrito, com apresentação oral.
As duas docentes que têm vindo a promover a iniciativa, com o apoio da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI assumem que o balanço “tem sido positivo, tal como os trabalhos que os alunos trazem para apresentar”. No final, houve ainda tempo para premiar os alunos com a melhor apresentação escrita, o melhor poster e a melhor apresentação oral.