“Sartre entre Séculos”
Importância da filosofia em debate

O Centenário de Sartre foi comemorado na UBI com um colóquio, organizado pelo Instituto de Filosofia Prática, que contou com a presença de investigadores que debateram a importância da filosofia de Sartre.


Por Filipa Pereira

Do encontro da UBI sairam algumas novas conclusões sobre este filósofo

“Discutir a actualidade do pensamento filosófico de Sartre” foi o principal objectivo de colóquio, a propósito do Centenário de Sartre, realizado nos passados dias 5 e 6 de Dezembro na Sala dos Conselhos da UBI. André Barata, organizador do evento, refere que a iniciativa visou “avaliar a capacidade da filosofia de Sartre para responder aos desafios do nosso tempo".
Sartre foi considerado o filósofo do século XX, facto pelo qual André Barata salienta a importância desta discussão para os alunos de filosofia afirmando que “o objectivo deste como de todos os colóquios organizados pelo Instituto de Filosofia Prática (IFP) é sempre familiarizar os alunos com a investigação filosófica tal qual ela se faz”. Para tal o evento contou com a presença de investigadores de renome, tais como José Manuel dos Santos, Paulo Alexandre e Castro, Philippe Cabestan, entre outros, com os quais “os estudantes de filosofia têm oportunidade de estabelecer contactos”, sendo esta uma forma de “conhecerem a sua comunidade filosófica”, diz André Barata, podendo também entrar no debate dos vários temas abordados como “A Actualidade da Consciência Imagenizante em Sartre”, “O Problema da Intersubjectividade” e “O Inconsciente em Sartre”.
No entanto, a afluência ao evento não correspondeu às expectativas, foram poucos os alunos que assistiram e participaram no debate, o que foi compreendido pelo organizador pelo facto do “colóquio coexistir com o período de avaliações”.
Para André Barata estas iniciativas são sempre uma forma de acrescentar prestigio à universidade “mas mais importante que isso é a UBI saber mostrar acompanhar com atenção os problemas cadentes a que a filosofia tenta dar resposta”.
O colóquio contribui ainda para demonstrar que Sartre continua a “dar-nos interessantes contributos para temas como a psicanálise, uma ética para situações dilemáticas para o problema de saber o que é a mente humana”, é este o balanço que André Barata faz do evento.
Sartre continua a dar uma resposta original através de uma “fenomenologia da existência humana, das suas condutas e das suas possibilidades de ser no mundo”.