A UBI vai, na próxima quinta-feira, homenagear Francisco Videira Pires
Homenagem a Videira Pires
Docente dá nome a anfiteatro

Na próxima quinta-feira, dia 15, a UBI realiza uma homenagem ao Padre Doutor Francisco Videira Pires. O anfiteatro 7.21, do Pólo IV vai agora ser conhecido pelo nome deste docente.


Por Eduardo Alves


Realiza-se, pelas 18 horas, do próximo dia 15 de Dezembro de 2005, na Unidade de Ciências Sociais e Humanas da UBI, Pólo IV, uma sessão de homenagem ao Padre Doutor Francisco Videira Pires, cujo nome passará a designar o anfiteatro 7.21.
Doutorado em Ciências Filosofico-Humanísticas, com uma tese sobre Marx e o Estado, a sua actividade repartiu-se pela leccionação no Ensino Secundário e Superior, pela Imprensa e pela produção e realização de programas culturais e religiosos, na rádio e na televisão. Como professor catedrático de Sociologia da Universidade da Beira Interior, contribui para a consolidação da licenciatura em Sociologia e impulsionou a criação da licenciatura em Comunicação Social.
Esta sessão de homenagem é também marcada pelo lançamento do livro “A Dominação Colonial. Protagonismos e Heranças” da autoria do professor José Carlos Venâncio que o dedica à memória do “professor, colega e sobretudo amigo” Videira Pires.
Inserido na colecção “Temas de Sociologia”, da Editorial Estampa, trata-se de um conjunto de ensaios que, explícita ou implicitamente, aborda a dominação colonial e os seus efeitos no mjundo lusófono. Neste contexto, são referidos os protagonismos que a contestaram e as heranças que dela perduram.