Conferência sobre Administração Local
O Marketing e as Cidades

Discutir o marketing territorial e definir estratégias para a melhoria das infra-estruturas existentes foram os temas principais desta conferência. Um propósito sólido, pois é necessário dar “mais espaço à vida”.

Por José Reis

Olhar de uma outra forma para as cidades e para o espaço urbano foram intenções deste evento

Direccionada, sobretudo, a funcionários e agentes da Administração Local, a nova pós-graduação da Universidade da Beira Interior (UBI) abarca o Marketing Territorial e a Gestão Autárquica. Com duração prevista até Julho de 2006, esta especialização teve início no passado sábado, 10, no anfiteatro 7.21 do edifício Ernesto Cruz (Pólo IV da UBI).
A conferência “Antecedentes y Perspectivas de Futuro para el Marketing de Território y Localidades”, ministrada por José Luís Vazquéz Burguete, professor da Universidade de León e especialista na matéria, foi o ponto de partida para a pós-graduação, coordenada por Mário Raposo e Paulo Duarte, docentes da UBI, e financiada pelo programa de apoio Foral.
O Marketing é uma disciplina ainda envolta em incógnitas e são muitos os que desconhecem a sua real dimensão. Para José Burguete, o Marketing deveria ser “um dos pontos mais importantes em todo o processo de requalificação territorial”. Este investigador lembrou que uma projecção da ONU aponta para que "em 2015 Lisboa e a sua área urbana concentrem 45 por cento da população portuguesa". Assim, o Marketing será a única solução possível para esta “triste realidade”, salvaguardando a “promoção de todos e cada um dos diferentes aspectos que contribuem para o bem-estar socioeconómico e para a qualidade de vida dos núcleos urbanos”, fixando as pessoas às suas terras de origem, “meios tradicionalmente desfavorecidos”.
Perante um auditório composto em grande parte formandos da pós-graduação, Burguete salienta que um bom plano de Marketing Territorial deve reflectir uma atenção para com “as necessidades e desejos dos “clientes” da oferta urbana, com o que pretendem conseguir e o estabelecimento de contactos com as cidades vizinhas”. “Tudo isto” destaca o professor, “só é possível com a preciosa ajuda da Administração Pública, a quem cabe impulsionar, apoiar, acompanhar e gerir as melhorias registadas no urbanismo”, conclui.




Marketing Territorial na Covilhã

A Cova da Beira é servida, actualmente, por um plano de Marketing Territorial ligado ao sector do turismo: o PETUR. Este projecto inovador visa agregar as instituições num objectivo comum, o aproveitamento dos recursos da região, como a serra e a neve, e apostar fortemente no turismo rural e/ou de habitação. “O Marketing existe porque sempre existem pessoas; não queremos promover a cidade por promover”, disse Paulo Duarte, vice-coordenador da pós-graduação, para quem o Programa Polis é o exemplo vivo desta necessidade de agradar e responder aos reais anseios da população. “Atentemos ao novo Jardim do Lago. Este projecto”, disse, “veio colmatar uma grave lacuna da cidade da Covilhã: a falta de espaços de lazer, onde as pessoas pudessem passear e desfrutar dos tempos livres. E só desenvolvendo estas infra-estruturas seremos capazes de fixar as pessoas na nossa cidade e criar mais empregos, atraindo as multinacionais a instalarem-se no Interior do País.” Paulo Duarte louva o surgimento de programas como este, e aponta o Marketing Territorial como “uma aposta ganha”.
A conferência de José Luís Burguete foi a primeira de “um ciclo de conferências” acerca do tema. Para o vice-coordenador desta especialização, é fundamental a “partilha de conhecimentos nesta área”, a fim de “tratar cada vez melhor as cidades, negligenciadas nestes últimos anos”, refere.