“Dar voz aos livros”
Literatura para os mais pequenos

Desenvolver o gosto pela leitura nos mais jovens é o objectivo desta acção de formação, promovida pelo Instituto Português dos Livros e Bibliotecas, que passou pela Covilhã.


Por Lidiane Oliveira

Uma acção de formação que pretende incentivar a leitura na escola

“Dar voz aos livros” é uma acção de formação promovida no âmbito do Programa Itinerâncias do Instituto Português dos Livros e Bibliotecas (IPLB) que decorreu na passada semana na Biblioteca Municipal da Covilhã. A formação a cargo de Tânia Silva estava destinada a professores, educadores e técnicos de biblioteca. Os seus principais objectivos prendem se com a transmissão de técnicas de animação do livro e da literatura, mobilização de forma criativa dos recursos expressivos, contactos com circuitos de comunicação oral e escrita, diversificação de experiências de literatura e uma desmistificação do estatuto formal do livro.
Tânia Silva explica o que pretende com esta acção de formação. “Espero dotar professores, educadores e técnicos de biblioteca de estratégias que motivem os alunos a ouvir histórias oralmente e a partir daí criar nas crianças um interesse especial em ler”, adianta a promotora do evento. Tânia tenta chegar a promoção da leitura através da oralidade, do contar histórias, uma abordagem nova que segundo a formadora tem despertado o interesse dos envolvidos.
E acrescenta que “é de louvar o interesse dos professores nestas acções visto que são acções não credenciáveis no currículo por isso o intuito dos participantes é de melhorar a sua performance profissional e não de ter créditos na carreira”.
Um dos participantes da formação é professor na escola Pêro da Covilhã. António Pires acredita que formações como esta “são muito importantes porque são abordagens práticas, fora da sala de aula, onde se tem contacto com pessoas com experiência no âmbito da leitura e da dinamização da leitura, assim, através do confronto de ideias e análises laboratoriais de experiências, podemos encontrar estratégias que reverterão em favor dos próprios alunos e do processo de ensino e aprendizagem.”
Este docente, que levou os seus alunos para a acção de formação, assegura que a experiência foi muito positiva também para os estudantes.