Mostra fotográfica
"África com Vida" na Biblioteca Municipal

O V.I.D.A. traz à Covilhã uma mostra fotográfica feita pelos habitantes de diversas aldeias do continente africano.


Por Lidiane Oliveira

As fotos expostas mostram paragens do continente africano

A Câmara Municipal da Covilhã e o V.I.D.A. (Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento Africano) convidam a visitar a exposição "África com Vida", patente na Sala de Exposições da Biblioteca Municipal da cidade, até ao dia 23 de Dezembro, de segunda a sexta-feira, entre as 10 às 18 horas.
O V.I.D.A. existe oficialmente desde 1992 mas, a sua actividade iniciou-se em Setembro de 1991, com o trabalho de jovens voluntários em Moçambique, ainda durante a guerra civil. É uma Organização Não Governamental que tem por missão ajudar as pessoas a desenvolverem as suas capacidades e o potencial da terra onde vivem. Implementa os seus projectos e cooperação para o desenvolvimento de ajuda humanitária em Angola, Moçambique, Palestina, Uganda, Nigéria e Guiné-Bissau, nas áreas da Saúde, Educação, Agricultura, Formação Profissional, Reabilitação e Protecção Materno Infantil.
As áreas de intervenção são definidas de acordo com as principais necessidades identificadas pelos beneficiários e pelos parceiros locais recorrendo a metodologias participativas. Os critérios da escolha dos países de actuação são sobretudo: a proximidades histórica, linguística, cultural e económica para além dos laços de amizade que vão sendo realizados com as comunidade locais. As suas prioridades são as pessoas, o apoio a mulheres e crianças, a educação, as actividades produtivas, o apoio às organizações locais e o desenvolvimento duradouro.
Durante o último ano, o V.I.D.A. sentiu a necessidade de, face à conjuntura mundial, divulgar junto da sociedade portuguesa o trabalho que tem levado a cabo nos países africanos. Assim o VIDA e as famílias destas aldeias fizeram a exposição " África com Vida".
A mostra fotográfica apresenta várias imagens tiradas pelos próprios habitantes a residir em aldeias pouco conhecidas do continente africano e alguns dos projectos desenvolvidos pelo V.I.D.A. com estas comunidades.
Esta exposição temática é apresentada pela primeira vez, na Covilhã, e vai passar por vários distritos do país, com o objectivo de informar e sensibilizar os cidadãos sobre a realidade do mundo actual.