O comboio de alta velocidade não vai passar pela Região Centro
TGV entre Aveiro e Salamanca
Fora das prioridades do Governo

A construção da ligação entre Aveiro e Salamanca por rede de alta velocidade ferroviária deixou de ser prioritária, em detrimento das ligações entre Lisboa e Porto e Lisboa e Madrid, anunciou Mário Lino, ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, na passada terça-feira, 13.


NC / Urbi et Orbi


Numa cimeira promovida pela autarquia aveirense, ligar Aveiro a Salamanca por TGV, cujo troço passaria também pela Beira Interior, concretamente pelo distrito da Guarda, foi considerado uma prioridade relativamente a outros traçados. Arménio Martins, presidente da ADFER e ex-administrador da CP e da Rave também considera que o troço “é o que tem mais interesse para o País”, defendendo a necessidade de as linhas terem tráfego misto. No entanto, Mário Lino assim não o entendeu e decidiu dar primazia ao TGV que liga Lisboa e Porto e Lisboa e Madrid. Segundo o ministro, estes dois investimentos “apresentam níveis de sustentabilidade económica e financeira que também justificam avançar, desde já, com a sua concretização, além de serem determinantes para viabilizar o desenvolvimento subsequente das restantes ligações”, garante.
As infra-estruturas para o projecto português de alta velocidade ferroviária serão financiadas pelo Estado, estando garantida já uma comparticipação mínima de 30 por cento de fundos comunitários e previsto um empréstimo justo de uma entidade como o Banco Europeu de Investimento (BEI). As duas linhas representam um investimento de 7,7 milhões de euros, dos quais 4,7 milhões de euros na ligação Lisboa-Porto e três milhões de euros no Lisboa-Madrid, que inclui já a terceira travessia sobre o Tejo, cuja componente ferroviária deve custar cerca de 600 milhões de euros.
Espera-se que os bilhetes entre Lisboa e Porto custem cerca de 40 euros e entre Lisboa e Madrid cerca de 100 euros. A linha ferroviária de alta velocidade permitirá ligar a capital portuguesa à espanhola em duas horas e 45 minutos e ao Porto em uma hora e um quarto.