Cristina Vieira, ao centro, apresentou uma tese na área das Letras
Doutoramento em Letras
A personagem romanesca

Apresentar novos caminhos para a compreensão do romance e da personagem romanesca foi um dos fundamentos da tese de doutoramento, na área das Letras, apresentada na UBI.


Por Eduardo Alves


Cristina Maria da Costa Vieira trouxe até à UBI uma tese de doutoramento que apresenta novas formas de estudo e interpretação do romance. Um trabalho que tem como título “A Construção da Personagem Romanesca: Processos Definidores” apresentava várias inovações nesta área.
A autora começa por referir que este trabalho, para além de ser um momento de análise do que é o romance, “analisa a personagem romanesca em cinco áreas temáticas diferentes”. Áreas essas que “servem de elencagem para diferentes processos de interpretação do romance”.
Cristina Vieira destaca, por isso, no seu trabalho, “a linguística, a retórica, com os seus segmentos argumentativos, estilísticos e dispositivos, a narratologia, a axiologia e os factores semiótico-contextuais, os quais permitem alargar o âmbito do estudo da personagem romanesca”, sublinha a autora da tese.
Formas diferentes de olhar e situar um romance ou uma personagem, como exemplifica a investigadora com o caso de “uma passagem onde exista a indicação de um personagem com cabelo verde” um ponto que vai ser interpretado “de maneira diferente se se estiver perante uma obra de ficção científica ou um romance realista”, reitera Cristina Vieira. A mesma adianta ainda que “a forma como a personagem está construída também tem a ver com a sua contextualização”. Um trabalho que teve como autores e obras de referência e consulta, entre outros, “Yves Reuter, Le personnage, Pierre Zima, Manuel de Sociocrítique, Phillippe Hamon, Texte et Idéologie, Carlos Réis e Saul Kripke”.
Estabelecer uma nova visão do conjunto e analisar a personagem sob estas cinco áreas foram algumas das metas deste estudo que mereceu a aprovação por unanimidade do júri constituído por João Malaca Casteleiro, professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Hélder Paulo Lourenço Godinho, professor catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, José Carlos Gaspar Venâncio, professor catedrático da Universidade da Beira Interior, António Carreto Fidalgo, professor catedrático da Universidade da Beira Interior, António dos Santos Pereira, professor associado da Universidade da Beira Interior, Maria Antonieta Gomes Baptista Garcia, professora auxiliar da Universidade da Beira Interior e Gabriel Augusto Coelho Magalhães, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior.