Uma tese que estudou a influência que os agregados têm no betão
Mestrado em Engenharia Civil
O betão estrutural

Várias formas de agregados de betão estiveram na origem de uma tese de mestrado da UBI. As conclusões da investigação foram apresentadas, esta semana, na Covilhã.


Por Eduardo Alves


Estudo da influência de diferentes tipos de agregados no betão estrutural: durabilidade e zona de interface” foi o título da tese de mestrado na área da Engenharia Civil apresentado, na passada segunda-feira, 18, na UBI.
Um estudo da autoria de Cristiana Nadir Gonilho Pereira que pesquisou durante algum tempo este tipo de materiais e agora apresenta as conclusões à comunidade científica. A investigação consistiu na caracterização de vários tipos de agregados e vários tipos de betão com eles produzidos, “tentando compreender de que forma é que o tipo de agregado pode influenciar as propriedades do betão”, explica.
Mais ainda, “este trabalho tenta contribuir para o esclarecimento da influência das propriedades microscópicas do betão nas suas propriedades físicas e mecânicas”. Um processo conseguido através “da avaliação da espessura da zona de interface pasta de cimento-agregado”. Esta tese de mestrado foi orientada por João Paulo Castro Gomes, professor associado do Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura da Universidade da Beira Interior.
O júri, que aprovou o trablaho com a classificação de “Muito Bom” foi constituído por Victor Cavaleiro, professor associado da Universidade da Beira Interior, Said Jalali professor da Universidade do Minho e Luiz Oliveia, professor associado da Universidade da Beira Interior.