Os "Leões da Serra" conseguiram um período de dois meses sem derrotas
Derrota na Vila das Aves
Leões perdem ao fim de dois meses

Após dois meses completos sem sofrer qualquer derrota, a turma de João Salcedas não resistiu ao Desportivo das Aves. O jogo até foi bastante equilibrado, mas a expulsão de Oliveira a 30 minutos do fim acabou por ser decisiva.


NC / Urbi et Orbi


E ao fim de dois meses o Covilhã volta a provar a derrota. Desde 16 de Outubro que os comandados de João Salcedas não sabiam o que era perder. Na altura, foram surpreendidos pelo Feirense no Complexo Desportivo da cidade (0-1), num jogo em que terão assinado a menos conseguida exibição da temporada. Agora, na Vila das Aves, oito jornadas depois, os serranos sofrem o terceiro desaire da prova depois de sete jogos sempre a pontuar (duas vitórias e cinco empates).
O Covilhã até começou bem, e o remate de Oliveira, logo no primeiro minuto de jogo, que obrigou Rui Faria a uma intervenção de recurso, defendendo para canto, fazia prever um jogo difícil para os pupilos do professor Neca. Mas a sorte esteve do lado dos locais que, logo no minuto seguinte, na primeira vez que vão à baliza, inauguram o marcador. Um grande golo de Miguel Pedro que foge pelo flanco direito, passa por Rui Morais e, de ângulo bastante apertado, desfere um remate de trivela que engana toda a defensiva serrana, incluindo o guarda-redes, que esperava um cruzamento.
O golo madrugador não desanimou os beirões, que recomeçaram a partida com o mesmo ânimo tentando chegar ao empate o mais rápido possível. Só que o balanço ofensivo serrano desguarnecia a defesa e, aos 10 minutos, é novamente o Aves quem está perto de marcar. Valeu uma intervenção excelente de Serrão, que evitou o segundo golo contra a corrente do jogo. O Covilhã fica avisado da perigosidade de deixar sair o Aves em contra-ataque e passa a jogar com mais cautelas, mas sempre ao ataque.
Aos 30 minutos, porém, Salcedas sofre a segunda contrariedade do jogo: Cordeiro lesiona-se e o técnico vê-se obrigado a mudar o xadrez da equipa. E o pior é que, entre lesões e castigos, não há um defesa no banco. O técnico do Covilhã faz das fraquezas forças e lança em campo Luizinho , mais um homem de ataque. Em boa hora o fez, porque o guineense acabou por ser uma das peças mais influentes na manobra da equipa, formando com Pimenta, durante grande parte do desafio, uma verdadeira dor de cabeça para a defensiva local.
Mas haveria de ser Paulo Campos a dar esperança aos leões. Quase em cima do intervalo, Pimenta cobra um livre do lado direito e o avançado corresponde da melhor forma, marcando o seu segundo golo em dois jogos e repondo a justiça no marcador.

Expulsão de Oliveira decisiva

Tal como a primeira, a segunda parte não foi pródiga em oportunidades flagrantes de golo. As duas equipas arriscavam pouco e a bola raramente ultrapassava a zona intermediária. Luizinho e Pimenta faziam das suas, mas pouco mais conseguiam que pôr a defesa avense em sobressalto. Mas o equilíbrio só durou até ao minuto 63, altura em que, por indicação do seu auxiliar, Lucílio Baptista mostra o segundo cartão amarelo a Oliveira. A jogar com menos um e com quase meia-hora pela frente, a turma forasteira vê-se obrigada a recuar para defender o resultado e o meio-campo do Aves ganha mais fulgor.
Aos 73 minutos, Filipe Anunciação põe à prova as qualidades de Serrão com um potente remate de fora da área que obriga o guardião covilhanense a mais uma defesa apertada. Estava dado o mote para o que aí vinha: segundo golo dos locais. Banjai perde a bola em zona proibida para Mércio, e o brasileiro dá para Octávio que remata forte para o fundo da baliza de Serrão. O guarda-redes dos serranos não teve qualquer hipótese de defesa, até porque a bola é desviada ainda pelo central Marinho.
João Salcedas ainda tentou inverter o rumo dos acontecimentos. Lançou Sanussi e Nii Amo para tentar dar mais força ao ataque, mas a única coisa que conseguiu foi dominar o último quarto de hora sem, no entanto, causar mossa no bem arrumado sector defensivo do Aves. Os serranos acabaram mesmo por sofrer a terceira derrota da temporada em 15 jornadas (mais três da Taça), e os avenses continuam imbatíveis em casa.
No final, o técnico serrano voltou a deixar criticas à arbitragem: “Há três jornadas esta era a equipa mais disciplinada da Liga e, de súbito tudo mudou”. Lucílio Baptista mostrou 10 cartões, sete dos quais a jogadores do Covilhã, incluindo um vermelho a Oliveira (por acumulação).