No próximo dia 12 de Janeiro a academia vai eleger mais um presidente
AAUBI a votos
Responsabilidade e contenção no futuro

Terminou um dos períodos mais conturbados na história da AAUBI. A demissão do presidente da academia e os passivos elevados parecem ser coisas do passado e “aí devem ficar”. Para o garante do futuro da “Casa Azul”, a Comissão de Gestão fez aprovar novas regras que permitem responsabilizar os futuros dirigentes. A associação vai a votos e já há um candidato.


Por Eduardo Alves


Paulo Ferrinho fala com orgulho do trabalho realizado ao longo de seis meses. Um dos principais responsáveis pela Comissão de Gestão da AAUBI diz mesmo que “esta comissão trabalhou mais em seis meses do que todos os que estiveram na Academia nos últimos cinco anos”.
E para que não restem dúvidas, em final de mandato e também com o ano a terminar, Ferrinho vai desfiando as muitas acções tomadas “no sentido de dar um novo rumo à instituição”. Os novos critérios de gestão são vistos como a cereja no cimo do bolo confeccionado pela comissão. Um produto que encontra os restantes ingredientes na redução da dívida da AAUBI “em cerca de 80 por cento”, e também na estabilização financeira da academia.
Ferrinho sublinha o facto “de tudo isto ser conseguido através de eficácia e eficiência”. Critérios que este elemento da comissão gostaria de continuar a ver implementados na “Casa Azul”. Vai daí que esta comissão de avaliação tivesse como um dos seus últimos actos oficiais a aprovação dos novos regulamento de gestão da academia. Depois da demissão de Nuno Costa em Junho de 2005, uma acção já motivada “pelo caos registado nas contas da associação”, os responsáveis que ficaram com os rumos da AAUBI trabalharam para novas regras de gestão que limitam as despesas da academia. Para tal “foram criados três novos órgãos, o Administrativo, que vai gerir o património e as finanças, o Consultivo, que vai ficar responsável pelo aconselhamento e pela pedagogia e os Núcleos, que vai inteirar-se das actividades destinadas aos estudantes”, explica Paulo Ferrinho. Estes três novos órgãos vão prestar esclarecimentos aos sócios nas Assembleias-gerais e indagar o funcionamento das actividades da academia.
Tudo no sentido de dar uma maior estabilidade à AAUBI. Os novos estatutos, agora aprovados “vão estar em vigor durante os próximos anos”, sem sofrer alterações. Esta malha jurídica é, no entender de Ferrinho, “a ferramenta necessária para que a AAUBI volte a ser uma das maiores e mais prestigiadas associações académicas do País”. Os novos responsáveis pela academia “podem vir a ser responsabilizados criminalmente por actos de gestão danosa causados na associação”. Desta forma “estão precavidas as acções que não tenham meios de financiamento garantidos”.
Ferrinho sai da AAUBI “tranquilo e com o dever cumprido”. Este trabalhador-estudante de Gestão refere que não se vai candidatar à presidência da “Casa Azul”, mas que estará pronto para dar todo o apoio.



Continuidade assegurada

Paulo Ferrinho pede contenção financeira e boa gestão aos próximos presidentes

Ultrapassado um período de maior agitação é agora tempo dos sócios da AAUBI elegerem novo presidente. No próximo dia 12 de Janeiro, a academia vai a votos e como tal existe já um candidato ao lugar de mais responsabilidade.
Bruno Carneiro, aluno do terceiro ano de Engenharia Civil, é o candidato conhecido até ao momento. Como principais intervenções, Carneiro destaca a presença na secção financeira no mandato de Luís Franco e também a organização da Recepção ao Caloiro.
Membro da Comissão de Gestão que agora cessa funções, Bruno Carneiro diz querer “continuar com as políticas estruturadas e bem fundamentadas” no seio da academia. Um maior apoio aos estudantes e “um maior rigor no financiamento das actividades” são outras das premissas desta candidatura. Um movimento que conta já com mais de dez elementos oriundos “não só da comissão de gestão, mas também de novos alunos da UBI que estão nestas lides pela primeira vez”. O jovem natural de Aveiro espera agora inteirar-se melhor das várias secções da AAUBI para avançar com o programa eleitoral.