O Parkurbis tem já a funcionar 15 empresas nas suas actuais instalações
Parkurbis com novo pólo
Medicina vai ser área preferencial

O anúncio foi feito pelo presidente do Conselho de Administração, Carlos Pinto, na última Assembleia Municipal da Covilhã. A Faculdade de Medicina da UBI vai acolher um segundo pólo do Parkurbis destinado a empresas e projectos relacionados com a Medicina e as novas tecnologias da área da saúde.


Por Eduardo Alves


Na formulação de novos projectos para o ano de 2006, Carlos Pinto, presidente da Câmara Municipal da Covilhã e também do Conselho de Administração do Parkurbis adiantou a novidade.
Na última Assembleia Municipal de 2005, o autarca referiu que o Parque de Ciência e Tecnologia que actualmente está sedeado no Parque Industrial do Tortosendo pretende avançar com um pólo de investigação e de incubação de empresas. Esta estrutura ficará instalada na nova Faculdade de Medicina da UBI.
Parkurbis Medical vai ser o nome deste pólo de apoio às investigações feitas no campo da saúde. Segundo o que foi avançado pelo autarca, o projecto está agora a ser estudado pelas várias entidades envolvidas na criação do Parkurbis, entre as quais se destaca a UBI. Este novo ponto de apoio tem como estrutura fundamental a Faculdade de Medicina da Universidade da Beira Interior, o Centro Hospitalar da Cova da Beira e outras estruturas clínicas da região.
Pinto refere que a Faculdade de Medicina vai ser o local onde o Parkurbis Medical vai ser instalado, de forma a que os projectos dos estudantes da UBI, “de várias áreas” possam ser apoiados desde o início.
Virado para a área da saúde, o Parkurbis Medical não vai apostar apenas na licenciatura em Medicina. Várias tecnologias, como novos instrumentos de apoio às cirurgias, programas informáticos que estejam ligados com o sector e demais projectos, “podem ser concretizados nesta estrutura”. O autarca refere que este é um dos objectivos do Parkurbis para 2006 e adianta que no próximo ano vão surgir mais detalhes. Pinto lembrou que o Parque de Ciência e Tecnologia tem já 15 empresas a desenvolver os seus projectos nas instalações do Tortosendo e que foi agora dada luz verde a mais três projectos.