Os hotéis da região ficaram lotados na passagem de ano

Fim de ano na Serra da Estrela
Emoções fortes em plena neve

A Serra da Estrela continua a ser muito procurada nesta época do ano por centenas de turistas. As vagas nas unidades hoteleiras estão praticamente lotadas mas ainda há lugar para quem queira passar a noite de fimde ano nas proximidades.

Por Sónia Coelho

Por esta altura do ano, a Serra da Estrela ganha outra vida. O principal evento do mês é a passagem de ano. A neve continua na lista das preferências dos turistas e estes esgotaram as unidades hoteleiras da cidade da Covilhã e da região envolvente.
As unidades hoteleiras e os chalés de montanha situados na Serra da Estrela “esforçam-se por não defraudar as expectativas dos amantes do destino da neve”, refere Artur Costa Pais, administrador da Turistrela. O mesmo acrescenta que esta é a prova de que os investimentos feitos até ao momento “não saíram defraudados”.
O programa para 31 de Dezembro incluiu uma articulação com a neve, paisagens fantásticas, num ambiente exclusivo a mil e 500 metros de altitude e apenas a alguns quilómetros da instância de esqui, recentemente chamada “Estância Vodafone”. Na noite mais longa do ano, “a promoção da gastronomia e vinhos portugueses também foi uma constante”, adianta o mesmo responsável.
As restantes unidades hoteleiras da Turistrela, também elas estiveram lotadas para a passagem de ano. Nos chalés de montanha das Penhas da Saúde, com capacidade para receber grupos de seis pessoas cada um, os preços foram fixados em mil euros, num pacote que incluiu duas noites de estadia e refeições. O Hotel Serra da Estrela, nas Penhas da Saúde, estreou novos quartos nesta passagem de ano, depois de obras de ampliação. Assim, a capacidade foi aumentada de 50 para 80 quartos duplos, todos preenchidos para a festa. Apesar da crise financeira, os responsáveis pelos hotéis também não se queixaram e garantiram mesmo que este ano “houve mais procura do que em 2004”. Cada adulto pagou 495 euros pela estadia de quatro noites e três dias. No que se refere à vertente de animação, a última noite do ano integrou diversas actividades, como um jantar de gala e bailes protagonizados por bandas, uma em cada hotel, com ofertas de prémios, sem esquecer um buffet e o fogo de artíficio. O ponto mais alto de Portugal Continental é um destino procurado, na generalidade, “por turistas oriundos de todo o País” comentou Luís Ferreira, director geral da Hotelaria da Turistrela.
No Hotel Turismo da Covilhã, desde Setembro que as reservas começaram a ser aceites, contando com uma ocupação que rondou os 80 por cento. O Solneve, no centro da cidade preencheu todos os anos as vagas cerca de duas semanas antes, à semelhança de anos passados. Já o Hotel Tryp D. Maria, desde que existe, “sempre tem esgotado na noite de fim de ano”, confessam os responsáveis. Este ano não foi excepção e a unidade ficou repleta para a noite de 31 de Dezembro. No remodelado Hotel Santa Eufémia, do mesmo grupo, a taxa de ocupação rondou os 80 por cento. Na Cidade Neve, como noutros locais, a oferta não se resumiu aos hotéis. Várias pensões e residenciais, com maior ou menor qualidade, foram também opção para quem quis passar o fim do ano na região, próximo da neve.
O cenário é, no entanto, positivo para a Região de Turismo da Serra da Estrela que confirma uma crescente procura dos turistas para a neve e para o que a Serra tem a oferecer.