O grupo está agora a encenar novos trabalhos
Teatro em Alcains
“Cães à solta” voltam ao palco

“As Mãos de Abraão Zacut” é uma peça de Luís de Sttau Monteiro e foi a escolhida pelo grupo de teatro alcainense “Cães à Solta” para ser encenada. A estreia ocorreu na sala de espectáculos da Casa do Povo de Alcains, que sofreu obras de melhoria, feitas pelos elementos do grupo.


Por Daniela Silva


“As Mãos de Abraão Zacut” é o título da peça de teatro encenada pelo grupo “Cães à Solta” que estreou na passada semana. A estreia da peça serviu também para inaugurar a sala de espectáculos da Casa do Povo de Alcains que foi reformada pelos elementos do grupo de teatro.
Os “Cães à Solta” nasceram em 2003 e começaram a actuar em 2004. Neste ano sofreu uma reforma e foi alargado a dez elementos. Em dois anos, o grupo “Cães à Solta”, fez cinco produções, sendo esta a maior já encenada. Para além do grupo de actores, a produção da peça contou ainda com a ajuda de mais quatro pessoas encarregadas da luz, som, fotografia e design gráfico. O vestuário e o cenário foram criados pelos elementos do grupo e a produção é de Milene Pio.
“As Mãos de Abraão Zacut” é uma obra da autoria de Luís de Sttau Monteiro e é baseada nos crimes cometidos durante a Segunda Guerra Mundial, nomeadamente na morte de judeus nos campos de concentração. Ao ser encenada torna-se “uma peça cheia de emoções fortes” como referiu a actriz Inês Baltazar. “As palavras e os gestos fazem-nos sentir as emoções daqueles momentos”, refere.
A sala onde decorreu a estreia e os ensaios da peça, sofreu alterações e melhorias realizadas pelos próprios elementos do grupo que contaram com uma verba atribuída pela Câmara Municipal de Castelo Branco. O espaço tornou-se mais acolhedor, uma vez que já não era utilizado há bastante tempo.
Na estreia o grupo contou com casa cheia. “Ainda que tendo poucos lugares, só temos 50, conseguimos encher a sala” afirmou uma das actrizes. O público mostrou-se satisfeito e impressionado com a história da obra e com a representação.
Para além dos três espectáculos em Alcains o grupo “Cães à Solta”, tem já agendados mais dois, a realizar dia 7 de Janeiro em Castelo Branco e dia 14 do mesmo mês na freguesia de Escalos de Cima.