Gouveia está entre as localidades apontadas pelo Governo, para perder a PSP

Gouveia
Autarca indignado com fecho da esquadra

Álvaro Amaro diz-se preocupado com as intenções do Governo e critica as políticas seguidas pelo mesmo de encerrar esquadras, postos, escolas e urgências no País. O autarca ironiza, dizendo que mais vale toda a gente ira morar para Lisboa.


NC / Urbi et Orbi


Se calhar, o melhor é encerrar tudo e ir toda a gente viver para Lisboa. É este o conselho irónico deixado pelo autarca de Gouveia, Álvaro Amaro, quando confrontado com a possibilidade da esquadra da cidade vir a encerrar no próximo ano, como é intenção do Ministério da Administração Interna.
Recorde-se que, na passada semana, a imprensa nacional dizia que o Governo estava prestes a levar a cabo o encerramento de esquadras da PSP e postos da GNR, seguindo assim um levantamento do Gabinete de Segurança do MAI que tem como critérios não só os locais onde a acção da PSP se sobrepõe ao desempenho da GNR mas também o número de habitantes das 21 cidades e uma vila onde as esquadras poderão encerrar. A PSP deverá abandonar aglomerados com menos de 15 mil habitantes, como por exemplo, Fátima, Tavira, Vila Real de Santo António, Ourém, Torres Novas, Cartaxo, Abrantes, Elvas, Estremoz, Moura, Mirandela, Gouveia, Feira ou a vila de Ponte de Lima. Também as cidades de Vila Franca de Xira, Torres Vedras, Lamego, Ovar, Chaves, Pombal, Marinha Grande e Alcobaça.
Álvaro Amaro sente-se “preocupado”, pois lembra que todos os estudos que o Governo de José Sócrates tem apresentado apenas apontam para uma coisa: encerramentos. É assim nas escolas, nas urgências hospitalares e agora nas forças de segurança. Por isso, o autarca desabafa que, qualquer dia, “o melhor é irmos todos para Lisboa”.