Os interessados podem agora aprender a arte da música celta
Curso de iniciação
Música Celta na AAUBI

Um dos mais reputados músicos vai deslocar-se à Covilhã para um curso de iniciação às sonoridades celtas.


Por Eduardo Alves


A Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) e a Associação de Artes e Saberes Tradicionais (Ocaia) estão a promover aulas de violino e de música celta.
Uma iniciativa que tem início marcado para o próximo semestre e que conta com a presença de Marco Fonseca. Este músico é considerado, na actualidade, “o melhor violinista nesta especialidade”, referem os promotores deste evento inédito na UBI.
Marco Fonseca vai deslocar-se à Covilhã para ministrar aulas aos interessados em frequentar esta formação. A AAUBI reforça a escolha de Marco Fonseca para este trabalho, uma vez que o músico “merece o reconhecimento dos nomes mais conceituados neste área, quer por irlandeses, quer por profissionais escoceses”.
Um dos propósitos deste evento “é tornar mais acessível a música do mundo celta, por meio de uma metodologia diferente”. Para tal esta acção prevê aulas particulares de violino, com uma carga horária mensal de duas horas, também lições de Audição e Cultura Musicais, com uma hora por mês e aulas conjuntas de violino, com a mesma carga horária.
A formação, que vai decorrer nas instalações da AAUBI, está dividida em duas categorias. Para os iniciados, a duração da formação será de dois anos lectivos e para quem já tenha alguns conhecimentos na área, será apenas um ano. As inscrições estão abertas para todos os alunos da UBI até ao final do mês de Janeiro na sede da associação académica. O valor de cada mensalidade é de 35 euros para qualquer uma das categorias.