Uma proposta que parte de entidades privadas e pretende disponibilizar Internet à população de forma gratuita
Em Castelo Branco
Internet de Banda Larga “à borla”

Uma empresa de Castelo Branco quer disponibilizar Internet de banda larga sem fios gratuitamente à população da cidade, estabelecendo uma parceria com a junta de freguesia ou Câmara Municipal, disse um responsável do projecto.


NC / Urbi et Orbi


"A empresa difunde o sinal, ficando a mensalidade a cargo da autarquia e a população usufrui gratuitamente do serviço" afirma à Lusa Nelson Barata, responsável da Redsat, empresa do sector das novas tecnologias. O responsável da empresa aponta para a instalação de uma antena "num ponto alto da zona central da cidade" como a zona do castelo, de onde o sinal seria difundido. Frisando que a mensalidade a pagar pela Câmara depende da velocidade de acesso, estimou-a em cerca "de 300 a 400 euros mensais para uma velocidade de 2 megas". "Teríamos a autarquia como intermediário num projecto que beneficia a população", disse.
O sistema da Redsat – baseado numa tecnologia holandesa – recorre a uma ligação via satélite, funcionando através de uma antena parabólica. Esta, ligada a um descodificador, recebe o sinal e reenvia-o ao utilizador final. Nelson Barata garante que o alcance se situe nos mil e 500 metros, dando o exemplo de um sistema de demonstração instalado nos escritórios da empresa em Castelo Branco. "Em linha recta chega aos mil e 500 metros, mas é possível, com uma antena mais forte, chegar aos três quilómetros" assegura. Segundo o responsável da empresa, o sistema instalado nas instalações da Redsat "permite já que as pessoas acedam gratuitamente à Internet" em alguns locais da cidade, bastando, para isso, possuir um computador com placa de acesso sem fios. A Redsat disponibiliza acesso à Internet de banda larga via satélite em outros locais do país, nomeadamente Mirandela e Grândola, embora com modalidades diferentes daquela que a empresa pretende implementar em Castelo Branco.
Em Grândola, segundo Nelson Barata, o sistema está instalado num veículo "com a parabólica montada no tejadilho" que percorre diversas freguesias daquele concelho, fazendo chegar a Internet a escolas e lares de idosos.