800 anos de Idanha
Ministra da cultura
presente nas comemorações


A ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, estará presente no próximo dia 23 de Janeiro, no Centro Cultural Raiano, no encerramento das comemorações dos 800 anos da vila de Idanha-a-Nova.


NC / Urbi et Orbi

A responsável pela pasta ministerial vai deslocar-se ao concelho raiano

António Catana, membro da comissão executiva, é o primeiro a salientar que ao longo de três dias, a Idanha, pretende "dar uma lição de história ao vivo", mostrando uma viagem pela magia e pelos mistérios da época medieval. "Esperamos por uma elevada adesão de pessoas, tal como aconteceu no primeiro cortejo. A presença dos alunos das escolas do concelho, assim como os jogos medievais e a animação do mercado, farão desta terra uma vila medieval".
O programa arrancará no dia 21, com uma arruada, que contará com a presença da Filarmónica Idanhense, Grupo Pifaradas e Zambumbadas dos Pastores de Unhais da Serra e Grupo de Bombos da Casa do Povo do Paúl.
Neste dia, o destaque vai igualmente para a abertura do Acampamento Militar Castrense nas ruínas do Castelo Templário da vila raiana, e ainda de um Cortejo Medieval, com a participação das escolas e comissão executiva das comemorações. A animação estará a cargo de Mendigo Bsilius, Saltimbancos de Ceira, Viv'Arte, Albuquerque Medieval (Espanha), Centro Storico del Finale (Itália), Grupo Pifaradas Zabumbadas dos Pastores de Unhais da Serra e Grupo de Bombos da Casa do Povo do Paúl.
A gastronomia também não foi esquecida neste dia, decorrendo na rua da Misericórdia, provas da sopas do Bodo de Monfortinho e de Salvaterra do Extremo e sopas do lavrador e da matação de Idanha-a-Nova. Os festejos continuam no dia seguinte, com uma homenagem póstuma, no Salão Paroquial, ao Revº Padre José Proença Roque e ainda da apresentação pública, no Arquivo Histórico Municipal, da obra Autos de Memórias de entre Duas Idanhas, da autoria do Vigário da Vila, Revº Padre Adelino Américo Lourenço. Para o último dia, frente ao Centro Cultural Raiano, em pelo ambiente medieval, decorrerá a Leitura da carta de Doacção da vila de Idanha-a-Nova e
sua entrega simbólica aos Templários, pelo actor do Teatro Nacional D. Maria II, João Grosso.
O dia encerra com um concerto do Grupo Galandum Galandaina, no palco situado nas imediações das ruínas do Castelo Templário, e um espectáculo de Teatro, Artes de Circo e Pirotecnia baseadas nas Lendas do Monte Trigo e da Senhora do Almortão, pela Companhia de Teatro Vivarte, Kompinchas e Animamundy.